EDUCAÇÃO UTILIZA ESPAÇO DA TRIBUNA LIVRE

• Secretária adjunta apresentou informações sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe da pasta

Assunto: Administração  |   Publicado em: 27/09/2022 às 13:53   |   Imprimir

Na 21ª Sessão Ordinária realizada na noite de ontem, 26, na sala de sessões da Câmara Municipal, os vereadores aprovaram por unanimidade dois projetos que estavam para discussão e votação na Ordem do Dia.

São eles: 01 – Projeto de Lei nº 35/2022 – Institui anualmente o dia 28 de agosto como o Dia Municipal do Voluntário de Três de Maio e dá outras providências. 02 – Projeto de Lei nº 36/2022 – Ratifica a 1ª alteração e consolidação do protocolo de intenções do Consórcio Intermunicipal do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – CISA – e dá outras providências.

Antecedendo a sessão, representando a secretária Vera Kuhler, a secretária adjunta Gelci Pieniz Assmann, falou em nome da equipe da Educação, sobre os desafios e a situação da educação básica do município de Três de Maio. Também estiveram presentes integrantes da pasta no Plenário.

DIA DO VOLUNTÁRIO FARÁ PARTE DO CALENDÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO

O projeto 35/2022 institui anualmente o dia 28 de Agosto como o Dia Municipal do Voluntário de Três de Maio. De origem do Executivo Municipal, tem por objetivo reforçar a importância de todos os voluntários, por sua doação e dedicação, para ser comemorado juntamente com o Dia Nacional do Voluntário. No dia 28 de agosto de 1985, a Lei nº 7.352 foi sancionada no Brasil, instituindo o Dia Nacional do Voluntariado e a data é comemorada anualmente desde então, e registra a importância da solidariedade e do trabalho voluntário à sociedade. As organizações devem aproveitar datas como essa para celebrar, reconhecer e fortalecer o trabalho das equipes.

Voluntariado é o conjunto de ações de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas físicas, no âmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção aos serviços dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidas sem fins lucrativos por Entidades Públicas ou Privadas. O voluntariado corresponde a uma decisão livre e espontânea, apoiada em motivações e opções pessoais que caracterizam o voluntário.

O Dia Municipal do Voluntário vem contribuir para o exercício da cidadania, bem como para manutenção e desenvolvimento de iniciativas de diferente natureza, e, acima de tudo, para que o Município conte, de forma gratuita, com valorosas participações nos mais diversos segmentos.

A divulgação oficial do Dia Municipal do Voluntário terá por objetivo: demonstrar para todo o Município a valorização e reconhecimento de todos que se disponibilizam em fazer trabalhos voluntários; destacar a diferença que o voluntariado faz em todos os Projetos Sociais; demonstrar a importância que as pessoas podem fazer tanto em Projetos, como em ajudar ao próximo doando seu tempo e podendo incentivar mais pessoas a fazer este trabalho gratificante. A data instituída pela presente lei constará no Calendário Oficial do Município de Três de Maio.