EMEF BEM VIVER CAÚNA OCUPA ESPAÇO DA TRIBUNA LIVRE

• Escola conta atualmente com 143 estudantes, da Educação Infantil ao 5º ano, e é referência em educação do campo, como escola rural de ensino integral

Assunto: Administração  |   Publicado em: 11/10/2022 às 09:28   |   Imprimir

Antecedendo a 23ª Sessão Ordinária do Legislativo, realizada na noite de ontem, a equipe diretiva da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bem Viver Caúna esteve ocupando o espaço da Tribuna Livre. Representou a escola a diretora Juliana Reinstein e também a secretária de Educação, Vera Kuhler, que falaram aos presentes na Sessão, entre professores, colaboradores da escola, equipe da Secretaria de Educação e comunidade três-maiense.

Na Ordem do Dia, os vereadores aprovaram por unanimidade o Requerimento nº 009/2022, de autoria do vereador Antonio Mauri Antunes de Oliveira, da Bancada do Progressistas, que solicita a aprovação de MOÇÃO DE APOIO ao chamamento de todos os aprovados na primeira fase do concurso vigente da Susepe-RS, para que sejam convocados para a segunda fase (teste de aptidão física), prevista no certame.

ESCOLA DE CAÚNA É REFERÊNCIA EM ESCOLA DE CAMPO

A Emef Bem Viver Caúna conta atualmente com 23 funcionários e 143 estudantes, divididos em 7 turmas: da Educação Infantil 5 e 6, e do 1º ao 5º ano.

No uso da palavra, a diretora Juliana destacou que todas as ações realizadas pela escola ocorrem por meio de uma gestão compartilhada, que envolve equipe diretiva, professores, funcionários, Conselho Escolar e Conselho de Pais e Mestres (CPM), abrangendo conversas com a comunidade escolar, reunião de pais, do Conselho Escolar, CPM e mutirões. “Tudo o que é pensado, planejado e executado, é avaliado com a equipe, CPM e Conselho Escolar”.

Segundo a diretora, o projeto inicial da escola é: escola e famílias conectadas com o bem viver. “A escola conta com ambientes de aprendizagem que vão desde Trilha Ecológica, pomar, horta, relógio dos chás e espaço com animais, onde todos os estudantes são envolvidos para realizar práticas educativas. Assim, proporcionamos experiências de convivência com a terra, as plantas, os animais, as pessoas... Estudar, pesquisar, plantar, colher, experimentar são conhecimentos essenciais para compreender o mundo que nos cerca e nos tornam cidadãos mais críticos e responsáveis com os cuidados e a preservação do ambiente em que vivemos”, afirmou.

A escola, que este ano comemorou quatro anos de atividades, possui eixos norteadores do bem viver, com esporte e recreação – ludicidade; arte e cultura, valorizando a cultura local; saberes e sabores populares; vivências ecológicas e a diversidade dos seres vivos.

A diretora Juliana ressalta que a Emef Bem Viver Caúna é considerada referência e recebe visitação de diversas escolas do município e região. Para finalizar a apresentação, ela citou a frase de Augusto Cury: “Educar é semear com sabedoria e colher com paciência”.