JOVEM TALENTO TRÊS-MAIENSE RECEBE HOMENAGEM DO LEGISLATIVO

• Moção de Aplausos foi entregue na noite desta segunda-feira, 7 de agosto

Assunto: Administração  |   Publicado em: 08/08/2023 às 13:25   |   Imprimir

Duas Moções e um Pedido de Informações entraram na pauta da Ordem do Dia na 16ª Sessão Ordinária, realizada na noite desta segunda-feira, 7 de agosto, na sala de sessões da Câmara Municipal de Vereadores.

Uma das solicitações de Moção, a de número 005/2023, de autoria do vereador Alexandre Ott, da bancada do Partido dos Trabalhadores, aprovada por unanimidade, concedeu ao talento três-maiense, Léo Winter Weise, 16 anos, uma Moção de Aplausos, pelo conquista do jovem na Coxilha Nativista, realizada em Cruz Alta, entre os dias 26 e 29 de julho.

Léo, que esteve na sessão acompanhado dos pais, Aline Winter e Elisandro Weise, recebeu a Moção de Aplausos e fez uma apresentação, cantando a música Cismas, na qual conquistou o título de campeão na Coxilha Nativista, categoria Piá Taludo.

A importância da homenagem se deve ao fato de que a Coxilha Nativista é um dos mais tradicionais festivais da música nativista do Rio Grande do Sul, sendo um dos eventos mais antigos e de maior destaque no cenário cultural do Sul do país e já consagrou canções, intérpretes e compositores nativistas.

Já a solicitação de Moção 04/2023, de autoria da vereadora Gilcéia da SIlva, da bancada do Progressistas, também aprovada por unidamidade, solicita para que a Casa Legislativa encaminhe ao Governo do Estado, à Assembleia Legislativa do RS, à Câmara dos Deputados Federais e ao Senado Federal Moção de apoio às Escolas Cívico-Militares, implementadas no governo anterior.

Pela justificativa da proposta, a vereadora expressa seu apoio e reconhecimento às Escolas Cívico-Militares, que visam aprimorar a qualidade da educação e promover a formação integral dos estudantes. “As escolas cívico-militares têm se destacado como uma alternativa promissora para promover um ambiente educacional disciplinado, seguro e voltado para a excelência acadêmica. Ao integrar os monitores militares ao ambiente escolar, essas escolas buscam incentivar a disciplina, o respeito, a responsabilidade e os valores cívicos, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e preparados para enfrentar os desafios do século XXI”, diz a iniciativa, lembrando que Três de Maio conta com a Escola Cívico Militar Caminhos Inovadores, atualmente atendendo cerca de 300 estudantes, e atua como instrumento de inclusão social, especialmente para estudantes em situação de vulnerabilidade, proporcionando-lhes um ambiente acolhedor e oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

Ainda, foi apresentado o Pedido de Informações nº 004/2023, de autoria do vereador Diogo Wolf, em que solicita ao Executivo Municipal informações sobre incentivos concedidos às empresas no município. Segundo a justificativa do pedido de Informações, o vereador destaca que o município dispõe de recursos destinados ao incentivo de empresas, conforme estabelecido pela lei criada em 2016. No entanto, com o intuito de promover transparência e prestar contas à população, o proponente solicita que o Executivo forneça esclarecimentos à Casa a respeito dos recursos alocados para incentivos no período de vigência da lei até o presente momento, para que a comunidade três-maiense saiba que os recursos públicos estão sendo utilizados de maneira eficaz em prol do desenvolvimento econômico local.