NA ÚLTIMA SESSÃO DO ANO DE 2023, LEGISLATIVO ENTREGA DUAS MOÇÕES DE HOMENAGEM

• Uma delas, em alusão ao centenário da empresa Casa Bretin e a outra, para a Apae, que conquistou premiações no X Festival Regional Nossa Arte

Assunto: Administração  |   Publicado em: 19/12/2023 às 09:36   |   Imprimir

Na noite desta segunda-feira, 18 de dezembro, os vereadores três-maienses estiveram reunidos na 30ª Sessão Ordinária – a última do ano de 2023. A matéria da Ordem do Dia foi aprovada por unanimidade.

Os projetos aprovados – todos de origem Executiva – foram os seguintes: nº 050/2023, que altera o inciso IV do artigo 38 da Lei nº 2.531, de 11 de fevereiro de 2010 (aprovado em regime de urgência); nº 048/2023, que readéqua gratificações no âmbito do art. 78 do Regime Jurídico dos Servidores Estatutários do Município de Três de Maio e o de nº 049/2023, que autoriza a aplicação dos dispositivos da Lei nº 3.113 de 18 de novembro de 2019, para autorizar novo prazo para regularização de edificações.

Na oportunidade também foram aprovadas duas Moções de Homenagem. A de número 09/2023, de autoria do vereador petista Alexandre Ott, que concede Moção de Homenagem para a Apae de Três de Maio, bem como alunos, professores, diretoria, pela conquista de seis premiações no X Festival Regional Nossa Arte, realizado em 18 de outubro em Três Passos, RS, credenciando a escola para a disputa estadual. E a Moção nº 011/2023, de autoria do vereador progressista Antonio de Oliveira, em homenagem pelo centenário da empresa Casa Bretin.

Moção em Homenagem à Apae

Segundo a justificativa do vereador Alexandre Ott, a homenagem é fruto do reconhecimento em valorizar o empenho, dedicação e superação dos alunos da Apae e da professora Francieli Oviedo, bem como diretoria e demais colaboradores. Para o vereador, a conquista da escola especial favorece e estimula o desenvolvimento e a inclusão social em nosso município, e serve de exemplo a todos que lutam por uma oportunidade, uma melhor qualidade de vida para a comunidade três-maiense.

No festival, a Apae de Três de Maio conquistou seis premiações: nas categorias Artes Literárias, Artes Visuais e Dança obteve o primeiro lugar, e o segundo lugar nas categorias Artes Visuais, Dança Popular e Teatro.

Moção em Homenagem ao centenário da Casa Bretin

Em sua fala, o vereador Antonio de Oliveira procedeu na leitura de um breve histórico da empresa três-maiense Casa Bretin, que no próximo dia 23 de dezembro, comemora 100 anos de atividades. Confira, abaixo:

“No dia 23 de dezembro de 1923, a empresa Casa Bretin, iniciou suas atividades na antiga Vila Buricá, que em 1955, veio emancipar-se sendo criado o município de Três de Maio.

Ainda bastante jovem, em Ijuí, Carlos Bretin foi contratado pelo Sr. Schamberg para trabalhar em uma filial de sua Casa Comercial que havia aberto no povoado de Buricá em 1922: a Schamberg & Cia Ltda. No ano seguinte, teve a oportunidade de comprar a empresa, e em 23 de dezembro de 1923, criou a Casa Bretin.

Em 1935, o concunhado de Carlos Bretin, senhor Leopoldo Shötinger, foi convidado para trabalhar na empresa e com o passar do tempo se tornou sócio da casa comercial. Passados alguns anos, o filho de Leopoldo, Jorge Shötinger, também ingressou na empresa assumindo o setor de vendas e manutenção de armas.

No dia 2 de junho de 1950, o rapaz Pedro Girardi, de apenas 12 anos, filho de Ângelo Eugênio Girardi e Lídia Faustina Pinzon, começou a trabalhar como estafeta (espécie de faz tudo), na Casa Bretin.

Com o passar do tempo, Pedro Girardi se tornou um excelente comerciante e a partir de 1970, começou a comprar a parte dos sócios, vindo a se tornar o sócio majoritário da casa comercial.

Pedro Girardi, seguiu trabalhando até o ano de 2014, quando decidiu passar a administração da empresa Casa Bretin, para as filhas Ana Lídia, Cláudia Helena e para a neta Carolina, que desde muito pequena costumava visitar e brincar na loja do avô.

As duas filhas e a neta seguem o legado do senhor Pedro Girardi, mantendo viva a essência da Casa Bretin, que leva o slogan “Onde quase tudo se resolve”.

A homenagem, merecida se dá diante da relevante história de empreendedorismo e pelo centenário que a Casa Bretin irá comemorar no próximo dia 23, e à família do senhor Pedro Girardi, às filhas e a neta que seguem mantendo a bela história.”