NOVA LEGISLATURA 2021-2024 ASSUME NO LEGISLATIVO E NO EXECUTIVO

• Posse ocorreu às 17 horas do dia 1º de janeiro

Assunto: Administração  |   Publicado em: 01/06/2021 às 15:21   |   Imprimir

O Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Três de Maio foi palco, às 17 horas do dia 1º de janeiro de 2021, da Sessão Solene de Instalação e Posse de 2021 dos vereadores eleitos e dos mandatários do Poder Executivo, prefeito Marcos Corso, e vice-prefeito, Josias Corrêa.

Tendo como Mestre de Cerimônia, a secretária da Câmara de Vereadores, Jaci Maria Taborda Fasolo, os trabalhos foram iniciados compondo a mesa oficial, com as seguintes autoridades: vereador mais votado na eleição de 15 de novembro de 2020, com 1.382 votos, que presidiu a Cerimônia, Antonio de Oliveira (Progressista); o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, deputado progressista, Ernani Polo; prefeito eleito, Marcos Corso; vice-prefeito eleito, Josias Corrêa e a secretária da Mesa, Gilcéia da Silva Losekann. Também estiveram presentes no ato autoridades locais e familiares dos eleitos, sendo um número restrito dos presentes, em observância aos protocolos de prevenção à Covid-19.

Na sequência, foi realizada a chamada nominal dos vereadores, sendo: bancada Progressista: Antônio de Oliveira, Gilcéia Losekann, Carlos Alberto Baggio, Delmar Mebius e Jonatan Jahn; bancada do PTB, João Mella Neto; bancada do MDB, Paulo Fábio Pereira; bancada do PT, Alexandre Marcelo Ott, Diogo André Wolf e Ernani Weimer; bancada do PDT, Eliane Terezinha Zucatto Fischer.

Seguindo os protocolos, ocorreu o juramento de Lei dos vereadores eleitos, sendo então, oficialmente empossados os vereadores para a Legislatura 2021-2024.

Em ato contínuo, o prefeito eleito, Marcos Corso, e o vice-prefeito eleito, Josias Corrêa prestaram seu juramento, sendo empossados oficialmente como mandatários do Executivo Municipal para o quadriênio 2021-2024.

Posteriormente, os vereadores representantes das bancadas fizeram o uso da palavra. Pela bancada progressista, o vereador Jonatan Jahn; pela bancada do PT, Ernani Weimer; pela bancada do MDB, Paulo Pereira; pela bancada do PDT, Eliane Fischer e pela bancada do PTB, João Mella Neto.

Após os pronunciamentos, foi suspensa a sessão para o encaminhamento das chapas para concorrer à Mesa Diretora, sendo apresentada chapa única, sendo eleita por oito votos favoráveis, ficando assim composta: Antônio de Oliveira, presidente; João Mella Neto, vice-presidente; Gilcéia Losekann, secretária e Carlos Alberto Baggio, 2º secretário. Votaram contrários à chapa os vereadores da bancada do PT. Em seguida, foram nomeados os vereadores para as comissões permanentes e sendo declarada empossada a Mesa Diretora para a 66ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Três de Maio.

Concluída a Sessão Solene, os vereadores foram convocados para a primeira sessão ordinária do ano, a ser realizada hoje, segunda-feira, 4 de janeiro, com início às 19 horas, no Plenário da Câmara.

Na sequência, ocorreu o ato de transmissão de cargo de prefeito municipal quando o ex-prefeito Altair Copatti (PT) transmitiu o cargo ao prefeito eleito, Marcos Corso, entregando as chaves do Palácio Municipal ao novo gestor do Município de Três de Maio e ao vice-prefeito, Josias Corrêa.