EM TOM DE AGRADECIMENTO, VEREADORES REALIZAM A PRIMEIRA SESSÃO DO ANO

  • Sem matéria na Ordem do Dia, vereadores fizeram uso da palavra na tribuna

    Assunto: Administração  |   Publicado em: 01/06/2021 às 15:30   |   Imprimir

Agradecimentos aos votos dos eleitores e ao apoio de familiares e da comunidade permearam os discursos dos vereadores na tribuna na noite de ontem, 4 de janeiro, quando foi realizada a primeira Sessão Ordinária do Legislativo Municipal. Os trabalhos foram coordenados pelo presidente da Casa Legislativa, Antônio de Oliveira.

No Expediente nº 01/2021, não houve matéria para votação, portanto, os onze vereadores da nova Legislatura 2021-2024 discorreram no uso da palavra.
Estiveram presentes na sessão, além de familiares dos vereadores, representantes de partidos políticos, de entidades e secretários do novo governo de Marcos Corso e Josias Corrêa.
Cada vereador teve o tempo de dez minutos para seu pronunciamento. A ordem dos discursos foi por sorteio, sendo a primeira a falar a vereadora do PDT, Eliane Fischer. A vereadora agradeceu aos seus eleitores e destacou a gratidão por estar retornando à Casa Legislativa após 16 anos da primeira vez em que foi eleita vereadora. Ela também abriu o debate para que as sessões ordinárias possam voltar a ser transmitidas via emissora de rádio, para que a população, especialmente do interior, tenha acesso às matérias apresentadas pelo Legislativo Municipal.
Na sequência, seguindo a ordem do sorteio, o segundo a se manifestar foi o vereador Diogo Wolf, do PT. Estreante na política, ele agradeceu o voto de confiança da população e declarou que vai trabalhar para o bem da comunidade.
Em seguida, o terceiro a usar a palavra foi o vereador João Mella Neto, do PTB, que enfatizou estar ciente do papel de legislar, vigiar e fiscalizar o trabalho do Poder Executivo, dizendo ter certeza que Corso e Josias irão realizar um bom governo.
O vereador Alexandre Ott, do PT, foi o quarto a discursar, ressaltando que assumir uma vaga no Legislativo faz parte do sonho dele de fazer mais pela comunidade três-maiense.
O quinto a usar a tribuna foi o vereador Jonatan Jahn, Progressista, pontuando a responsabilidade e a felicidade de ser eleito vereador, e afirmou estar comprometido com a população três-maiense.
Já a vereadora Gilcéia Losekann, Progressista, foi a sexta a se manifestar, agradecendo aos seus eleitores, a sua família e a comunidade, destacando que irá trabalhar com muito comprometimento, respeito e em prol do bem-comum.
Logo após, o vereador Carlos Alberto Baggio, Progressista, foi o sexto a fazer o uso da palavra, recordando sua fidelidade partidária. E disse ainda, que em 30 anos como servidor público da prefeitura de Três de Maio, está realizando o sonho de se tornar vereador pela primeira vez.
Em oitavo, discursou o vereador Ernani Weimer, do PT, lembrando que a partir de agora, a única sigla partidária que o Legislativo deve ter é “Três de Maio”, para que todos trabalhem juntos pelo Município.
O vereador do MDB, Paulo Pereira falou em seguida, sendo o nono no sorteio dos pronunciamentos. Ele frisou a importância da política, que é uma das atividades sociais mais nobres que as pessoas podem se envolver, destacando que os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário são as instituições que formam a democracia.
Após, fez o uso da palavra, o vereador Delmar Mébius, Progressista, sendo o penúltimo a se manifestar. Conhecido como “Barbeiro”, ele relembrou das duas oportunidades em que foi eleito o vereador mais votado do Município em sua trajetória política e agradeceu a oportunidade de ser escolhido líder de governo.
Encerrando os discursos, o presidente da Casa Legislativa, vereador Antônio de Oliveira, Progressista, disse perceber que as falas dos demais colegas estão bastante alinhadas, independente de ideologia partidária. Destacou a importância de serem tratados assuntos referentes ao abastecimento de água pela Corsan e a situação do Hospital São Vicente de Paulo, os quais foram levantados durante a sessão. 
Para o presidente, é importante que o trabalho do HSVP volte a ser feito com excelência, como já foi. “O Hospital São Vicente sempre foi motivo de orgulho para a comunidade, não dá nem para imaginar se perdermos o hospital. Municípios maiores que Três de Maio já perderam a sua casa de saúde. Cabe a nós tentar achar a solução; ajudar e fazer a nossa parte”. 
O presidente aproveitou a oportunidade e parabenizou a equipe de governo e os secretários que irão auxiliar Corso e Josias no Executivo. “Essa equipe foi avalizada pelo Corso e ninguém está garantido em cargo nenhum, porque, caso não apresente o resultado esperado, poderá ser substituído”, declarou, cumprimentando e desejando um ótimo trabalho a Corso e Josias, secretários e equipe. Antônio falou ainda da meta da Secretaria de Saúde, que é implementar o terceiro turno de atendimento, a qual foi uma das bandeiras da campanha do governo municipal eleito. “Se Corso e Josias fizerem uma boa administração, quem ganha é a comunidade”, afirmou.
Em seus pronunciamentos, alguns vereadores se manifestaram favoráveis à retomada da transmissão das sessões por emissora de rádio. O presidente da Casa, vereador Antônio de Oliveira afirmou que concorda com a sugestão e frisou que já manteve contato preliminar com duas emissoras do município, com a intenção de abrir a discussão para a retomada da transmissão via rádio das sessões do Legislativo. Porém, fez a ressalva de que é preciso analisar os custos, "pois os vereadores têm o dever de cuidar do dinheiro público", destacou.
Também foram levantados outros assuntos, como a importância das emendas parlamentares para a busca de recursos para o Município; a preocupação pela qualidade do atendimento do setor de Emergência do Hospital São Vicente de Paulo e o abastecimento de água pela Corsan que vem sofrendo constantes interrupções. Na oportunidade, se fez presente à sessão, o gerente da unidade da Corsan de Três de Maio, Miguel Lugoch. Já a Associação Comercial e Industrial e o Sindilojas desejaram as boas-vindas aos novos vereadores, por meio de um cartão entregue a cada um dos edis.
A sessão foi encerrada e os vereadores foram convocados para a segunda sessão do Legislativo, a ser realizada às 19 horas do dia 11 de janeiro.