LEGISLATIVO SE REÚNE COM EQUIPE DIRETIVA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

• Vereadores têm uma preocupação muito grande com relação à área da Saúde do Município, um dos setores que possui a maior demanda de trabalho

Assunto: Administração  |   Publicado em: 15/01/2021 às 10:48   |   Imprimir

Atendendo ao convite do presidente da Casa Legislativa, vereador Antonio de Oliveira, a secretária municipal de Saúde, Jacira Taborda, juntamente com a secretária adjunta da pasta, Tania Bernardi e a coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Regulação de Alta e Média Complexidade, Cleni da Silva Spohr, estiveram reunidas na Sala da Presidência do Legislativo, na manhã de segunda-feira, 11 de janeiro. A assessora jurídica da Câmara de Vereadores, advogada Laura Redel também participou da conversa.

O presidente solicitou o encontro visando buscar informações sobre o andamento da secretaria de Saúde. Antonio destacou que a atual Legislatura de vereadores tem uma preocupação muito grande com relação à área da Saúde do Município, um dos setores que possui a maior demanda de trabalho.

As representantes da Secretaria de Saúde apresentaram ao presidente da Casa Legislativa um Comunicado Interno enviado pelo Hospital São Vicente de Paulo destinado aos secretários de Saúde da Microrregião. No Comunicado, o diretor técnico do HSVP informa que “Considerando o Decreto 55.129/2020 do Estado do RS, comunica que a partir de 8 de janeiro de 2021 as cirurgias eletivas estarão suspensas – a princípio – até 31 de março de 2021. Casos excepcionais deverão ser discutidos com a direção”.

O presidente também questionou sobre os novos projetos da Saúde, do governo de Corso e Josias. A secretária Jacira informou que, um dos primeiros atos da equipe da pasta será colocar em funcionamento a Unidade Sentinela, no prédio do INSS, para atender – exclusivamente – os pacientes com sintomas gripais e casos suspeitos de Covid-19. A unidade deverá contar com atendimento de médico, enfermeiro e técnico de enfermagem, durante o horário normal de expediente. A finalidade da Unidade Sentinela é desafogar o atendimento das unidades de saúde e da emergência do HSVP no atendimento específico de síndromes gripais e da Covid-19.

Para finalizar, o presidente reafirmou a importância da parceria entre Legislativo e Hospital São Vicente de Paulo, dada a relevância da casa de saúde que atende a pacientes de mais de 40 municípios da região.