Câmara de Vereadores recebe visita do diretor-executivo do HSVP

• Presidente Antonio de Oliveira esteve reunido com Igor Prestes

Assunto: Administração  |   Publicado em: 15/01/2021 às 10:49   |   Imprimir

Na manhã de quarta-feira, 13 de janeiro, a Câmara de Vereadores, na pessoa do presidente da Casa Legislativa, vereador Antonio de Oliveira, recebeu a visita do diretor-executivo do Hospital São Vicente de Paulo, Igor Prestes.

O encontro atendeu a um pedido do presidente, em virtude das manifestações dos vereadores na última sessão, com relação à situação da casa de saúde, bem como o atendimento prestado à comunidade.

“O Legislativo tem o dever de cobrar e fiscalizar, porém, também, tem a obrigação de mostrar como está a real situação. Não podemos mostrar apenas um lado da ‘moeda’”, disse Antonio.

Prestes declarou que entende a preocupação dos vereadores, bem como expressou que a direção do HSVP não quer distância dos Poderes Executivo e Legislativo e da comunidade, mas sim, quer proximidade.

A sugestão do presidente, acatada pelo diretor do HSVP foi de participar da tribuna livre no Plenário da Câmara, a fim de expor a situação do hospital. Antes ainda, foi agendada, para o dia 21 de janeiro, uma visita dos vereadores nas dependências do HSVP.

“Sabemos que o vereador tem responsabilidades com seus eleitores, com a comunidade, e às vezes, o movimento que ele faz no microfone é justamente para mostrar essa prestação de contas de que está preocupado com a situação. Entendo que ele pode expressar sua crítica e esses problemas podem ser resolvidos. Por isso a importância dessa proximidade com o Legislativo”, declarou Prestes.

O presidente reafirmou o compromisso da Câmara de Vereadores com o HSVP. “Cada vereador pode dar sua parcela para ajudar, por isso, a Casa Legislativa vai se unir na buscar de alternativas, e, junto com o Executivo, tentar achar soluções”, frisou Antonio.

Prestes ressaltou que os municípios da região devem ter sensibilidade no sentido de auxiliar com maior volume de recursos, visto que o HSVP é o hospital de referência que concentra o maior número de atendimentos na microrregião. “Hoje Três de Maio contribui com um recurso fixo mensal na ordem de R$ 92 mil. Municípios menores pagam menos, na faixa de R$ 6 mil a R$ 10 mil, para usar traumatologia, cirurgia geral. Mas o valor ainda é baixo”, informa.

Situação das cirurgias eletivas

Sobre a situação das cirurgias eletivas, Prestes enfatizou que assim que forem retomadas, a partir de abril, Três de Maio é o Município que tem maior pacientes na fila de espera.

O diretor informou que o HSVP tem um contrato fechado com o Estado do RS que disponibiliza 60 cirurgias eletivas ao mês. “Fora dessas 60, tem os partos, que são livres. Oftalmologia são mais 60 cirurgias, que a maioria é de catarata. Porém, são 40 municípios para atender. Também são autorizadas cirurgias na área da otorrinolaringologia, porém, com abrangência em três coordenadorias regionais de Saúde”, explica, informando que a média de valor de uma cirurgia eletiva é em torno de R$ 1.500,00.

De acordo com Prestes, a discussão sobre o assunto é para resolver o problema dos dois lados, tanto do Município, que precisa diminuir a fila de espera, quanto do HSVP, que precisa receber o valor justo, já que hoje, o hospital para realizar uma cirurgia eletiva tem que complementar o valor que não cobre nem os custos. “Precisamos corrigir esses valores”, pontua.

O diretor-executivo apresentou números para o presidente do Legislativo. Em 2020, o Município de Três de Maio investiu R$ 200 mil em cirurgias eletivas. Se pegar a média de R$ 1.500 por cirurgia, representa 20 cirurgias ao mês, o que não é nada, perto da fila de espera”, compara.

Segundo ele, o tamanho da fila de espera depende da especialidade. Para se ter uma ideia, na oftalmologia, a fila chega a 5 mil pacientes na microrregião, contudo, mais da metade são pacientes de Três de Maio.

Nesse sentido, o presidente Antonio frisou a importância da realização de uma força-tarefa, uma união de esforços para sensibilizar o Estado para autorizar mais procedimentos ao mês. A ideia é agendar uma audiência com a Secretaria Estadual de Saúde para tratar do assunto, tendo a participação de prefeitos da região, bem como deputados estaduais e federais. Prestes disse que caso o Estado atenda ao pedido, o HSVP tem capacidade para atender uma demanda muito maior de cirurgias, em torno de 500 cirurgias ao mês, por exemplo, no setor da oftalmologia.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Três de Maio