VEREADORES SE REÚNEM COM A DIREÇÃO DO HSVP

• Objetivo do encontro foi debater a crise atual da casa de saúde e buscar, em conjunto com o Legislativo, alternativas para reverter atual situação

Assunto: Administração  |   Publicado em: 25/01/2021 às 07:36   |   Imprimir

O papel de um vereador vai muito além de legislar e fiscalizar o trabalho do Executivo, mas sim, atender às necessidades e demandas da comunidade pela qual foi eleito. Em Três de Maio, a Câmara Municipal de Vereadores, formada por 11 vereadores, assume este compromisso e busca parcerias com diversas entidades, instituições, associações e comunidade em geral, para juntos encontrar alternativas para os problemas enfrentados nos mais diversos setores da sociedade.

Prova disso foi o encontro realizado no final da tarde de quinta-feira, 21, no auditório do Hospital São Vicente de Paulo, quando os vereadores Antonio de Oliveira (presidente da Casa Legislativa), Carlos Alberto Baggio, Gilcéia Losekann, Jonatan Jahn, Paulo Pereira, Eliane Fischer, Diogo Wolf e Alexandre Ott, estiveram reunidos com o diretor-executivo do HSVP, Igor Prestes e a gestora Irmã Oltenira Carneiro, para debater a atual situação da casa de saúde.

O encontro foi uma solicitação do presidente da Casa Legislativa, vereador Antonio de Oliveira, prontamente atendida pelos demais vereadores.

Na oportunidade, Antonio falou que o Poder Legislativo está à disposição da direção do HSVP no que for possível e necessário. “Sabemos da importância do hospital para a nossa população, não somente de Três de Maio, mas de toda a região, pelo serviço prestado. Temos que juntos lutar pela permanência e manutenção do HSVP em nosso Município”, destacou o presidente. Os demais vereadores também manifestaram palavras de apoio e fizeram questionamentos sobre o trabalho e finanças do hospital.

Já o diretor-executivo do HSVP, Igor Prestes, informou aos vereadores presentes que o déficit do hospital chegou a R$ 2,5 milhões em 2019 e R$ 1,8 milhão no ano passado. “Precisamos que os municípios de Três de Maio e região aumentem os valores da subvenção”, explicou.

Com o convênio Portas Abertas, o hospital é responsável por prestar atendimento de Urgência e Emergência 24 horas para pacientes de Três de Maio e microrregião. O HSVP também é referência nas especialidades de otorrinolaringologia, oftalmologia, traumatologia, ginecologia e obstetrícia, cirurgia geral, internações clínicas, anestesia e UTI.

A permanência o déficit orçamentário pode acarretar no fim do atendimento de Urgência e Emergência 24 horas, o que seria trágico para Três de Maio e municípios nos quais o HSVP é referência.

Atualmente Três de Maio contribui com R$ 92 mil por mês, perfazendo o montante de aproximadamente R$ 1,1 milhão por ano. Os demais municípios repassam juntos cerca de R$ 576 mil por ano.

Contudo, os custos do HSVP, em valores anuais, ultrapassam R$ 5 milhões.

A direção do HSVP está disposta a melhorar o acolhimento no setor de Urgência e Emergência, afirmou o diretor do HSVP. "Reconhecemos que algumas situações precisam ser melhoradas", disse.

Entre as iniciativas, o diretor defende um melhor acolhimento desde o momento da recepção até o encaminhamento do paciente.

O diretor Igor Prestes fez questão de salientar que cerca de 60% dos pacientes que procuram atendimento na Urgência e Emergência deveriam procurar, primeiramente, as unidades de Saúde Básica dos municípios.

Já o vereador Paulo Pereira destacou que os pacientes que buscam os ESF's recebem atendimento, porém, muitos vão direto à Emergência sem procurar a atenção básica.

Encerrando o encontro, o presidente do Legislativo, Antonio de Oliveira, ressaltou que todos os vereadores da Casa estão empenhados em contribuir juntamente com o Poder Executivo e demais municípios da região na busca de uma solução conjunta para garantir a permanência dos serviços do Hospital São Vicente de Paulo.