VEREADORES APROVAM PROJETO QUE AUTORIZA CONTRATAÇÕES NA ÁREA DE EDUCAÇÃO

• Município assumiu escola estadual – Ciep – tornando em Centro Municipal de Educação Integral Caminhos Inovadores, necessitando de mais profissionais

Assunto: Administração  |   Publicado em: 19/03/2021 às 11:06   |   Imprimir

Na manhã desta quinta-feira, 18 de março, os vereadores estiveram reunidos em Sessão Extraordinária, em formato virtual, transmitida pela página do Facebook da Câmara Municipal de Vereadores. Na Ordem do Dia, esteve em discussão e votação o projeto de Lei 004/2021, de origem Executiva, o qual autoriza a contratação temporária de professores de Ensino Fundamental, Educação Infantil e monitores. O projeto foi aprovado por unanimidade pelos onze vereadores que se fizeram presentes na sala virtual da sessão.

A Sessão Extraordinária online foi presidida pelo vereador Antonio de Oliveira, presidente da Casa Legislativa.

Importante salientar que a Emenda Constitucional n.º 50/2006 modificou a redação do artigo 57 da Constituição Federal, que passou a vedar, em seu parágrafo 7º, in fine, o pagamento de parcela indenizatória em razão de convocação para sessão legislativa extraordinária. Portanto, os vereadores não recebem verba indenizatória para participar de sessão legislativa extraordinária.

SOBRE O PROJETO DE LEI 004/2021

Segundo consta no projeto de Lei, as situações emergenciais que justificam as contratações são a transferência da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Glória Veronese para o Município, agora Centro Municipal de Educação Integral Caminhos Inovadores e a abertura de duas novas turmas. A seleção irá proceder por aproveitamento dos candidatos já selecionados no Processo Seletivo Simplificado, realizado pelo Edital 001/2021. Os contratos terão duração inicial de 180 dias, prorrogáveis por até 120 dias se houver necessidade justificada.

Na Mensagem Justificativa ao projeto de Lei 004/2021, o prefeito Marcos Corso destaca que o ano de 2021 é um marco histórico na Educação Municipal. “Em dois meses de gestão, credenciamos e autorizamos o funcionamento da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Anita, na localidade de Consolata, e ao mesmo tempo acompanhamos a tramitação do processo de transferência da mantença da Escola Estadual Professora Glória Veronese (Ciep), para o Município”, justifica.

Ainda, a proposição se justifica pela abertura de uma nova turma de Educação Infantil na Emei Santa Rita para atender a demanda reprimida de 4 e 5 anos que está em idade obrigatória para frequentar a Escola; abertura de uma nova turma de 1º ano no Centro Municipal de Educação Integral Caminhos Inovadores, para atender a demanda remanescente das listas de espera nas demais escolas da Rede; suprir a vacância na turma do 3º ano do Centro Municipal de Educação Integral Caminhos Inovadores, que era contratada pelo Estado; aumento no número de alunos de inclusão nas Escolas da Rede Municipal, que necessitam de Atendimento Educacional Especializado e também pela implementação na matriz curricular de tempo integral, de forma a assegurar o oferta da carga horária e dias letivos mínimos anuais previstos na legislação vigente.

“Cumpre referir que recentemente houve processo seletivo, aprovado pelos vereadores pelo Projeto de Lei 001/2021, cujas contratações se darão por ordem de classificação do certame (Decreto nº 005/2021)”.

O projeto permite a contratação de:

Cargo

Remuneração (R$)

Jornada semanal

Professor de Ensino Fundamental Séries Iniciais

Professor de Ensino Fundamental com Licenciatura Língua Espanhola

Professor de Ensino Fundamental com Licenciatura em Matemática

16 horas

Professor de Educação Infantil

20 horas

Professor de Ensino Fundamental para AEE – Atendimento Educacional Especializado

Monitor