EXECUTIVO REÚNE VEREADORES PARA O 1º CAFÉ COM O LEGISLATIVO

• Encontro foi realizado na manhã de terça-feira, quando foram tratados importantes assuntos de interesse da comunidade três-maiense

Assunto: Administração  |   Publicado em: 05/05/2021 às 10:53   |   Imprimir

Em um clima amistoso e de harmonia, os vereadores participaram, na terça-feira, 4 de maio, na primeira hora da manhã, do 1º Café do Executivo com o Legislativo, evento que fez parte da programação de ações em comemoração aos 66 anos de emancipação político-administrativa do Município de Três de Maio.

O encontro, a convite do prefeito Marcos Corso e do vice Josias Correa, foi realizado no Palácio Walter Ullmann, quando foram abordados temas e projetos que visam o desenvolvimento do Município, e que certamente, passarão pela Casa Legislativa, necessitando o apoio dos vereadores da atual Legislatura.

Estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, vereador Antonio de Oliveira, e os vereadores Delmar Mebius, Jonatan Jahn, Gilcéia Losekann, da bancada Progressista; Eliane Fischer, da bancada do PDT; Diogo Wolf e Alexandre Ott, da bancada do PT; e Paulo Pereira, da bancada do MDB. Representando o Poder Executivo, o prefeito Corso, o vice Josias e os secretários de Gabinete, Pato Roberto, e de Administração, Cleiton Felipe dos Santos.

Na oportunidade, o prefeito Corso destacou a importância deste primeiro encontro, tendo em vista que Três de Maio vive a Semana do Município. “Não é somente festa; mas uma semana de muito trabalho. O Município comemora 66 anos e acredito que tanto o Executivo quanto o Legislativo têm um único objetivo: construir uma Três de Maio melhor”, afirmou Corso.

Iniciando as falas, o prefeito também informou aos vereadores sobre o prazo até 11 de maio para que sejam encaminhados projetos aos parlamentares (deputados e senadores) visando a busca de recursos via emendas estaduais e federais. O cronograma foi definido de acordo com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021 (Lei 14.116/2020) e viabiliza a operação das programações incluídas por emendas individuais de execução obrigatória.

Neste sentido, foi frisada a importância dos recursos via emendas estaduais e federais, oriundas de diversos deputados (das mais diferentes siglas), que juntos somam mais de R$ 2 milhões para Três de Maio, que serão investidos nas áreas da saúde, obras e infraestrutura. Também se falou que, devido à pandemia, muitos eventos alusivos ao aniversário do Município não podem ser realizados, no entanto, algumas ações foram pensadas com a finalidade de valorizar servidores de cada secretaria municipal.

O prefeito Corso reiterou a importância desta conversa e de estreitar os laços; pois os vereadores sempre têm a contribuir com o Executivo, pois juntos estão unindo esforços em benefício da comunidade três-maiense.

PODER LEGISLATIVO QUER TRABALHAR JUNTO COM O EXECUTIVO

O presidente Antonio declarou, representando os demais colegas vereadores, no que se refere ao Poder Legislativo, está disponível para auxiliar, para legislar e acima de tudo, contribuir com o Município.

O vereador Antonio falou ainda, da preocupação da Casa Legislativa, especialmente com relação à área da saúde, e a situação do Hospital São Vicente de Paulo. “Em diversos contatos com a direção do HSVP, nós,  vereadores, inclusive, fomos até o local para conferir de perto a situação da casa de saúde. Uma sugestão é elaborar projetos para tornar o hospital autossustentável. Um projeto macro para o hospital, buscando recursos das bancadas estaduais e federais, de todos os partidos, pensando no bem de Três de Maio”, afirmou.

Ainda sobre a área da saúde, o presidente da Casa Legislativa informou que mais de 1,3 mil pessoas aguardam, atualmente, na fila de espera por cirurgia eletiva. E com relação a esta realidade, a ideia do Legislativo e do Executivo em parceria com o HSVP é promover um mutirão de cirurgias eletivas.

Outro assunto abordado foi com relação à parceria entre Executivo e Legislativo no aporte de recursos para o promocional Três de Maio é Show, que tem a finalidade de impulsionar as vendas do comércio local; e o apoio ao programa emergencial de microcrédito para os microempreendedores individuais (MEIs) e microempresários (ME), onde o Poder Executivo subsidia os juros do programa.

Segundo o prefeito Corso, o programa irá disponibilizar, através dos agentes financeiros parceiros, recursos na ordem de mais de R$ 1 milhão, que serão injetados na economia local. Já o presidente Antonio ressaltou que o Legislativo vai disponibilizar recursos para o programa a fim de contemplar as empresas e contribuir para a realização da próxima etapa do programa.

Os presentes também falaram sobre a prestação de serviços da Corsan no município, e a necessidade de mais investimentos por parte da companhia, em saneamento básico e rede de tratamento de esgoto, bem como a continuidade ou conclusão de obras iniciadas. O prefeito Corso relatou que para cada um real investido em saneamento, são economizados quatro reais em saúde, pois saneamento básico evita doenças. “Se queremos pensar em algo melhor para a saúde da cidade, saneamento básico é algo urgente para Três de Maio. É um assunto que vamos discutir novamente.”

Outros assuntos pontuais também foram debatidos. Na avaliação dos participantes, o encontro foi bastante oportuno e deve ser repetido em outros momentos, demonstrando que, independente de sigla partidária, a união entre Poder Executivo e Poder Legislativo pode fazer a diferença em prol da comunidade três-maiense.