LEGISLATIVO FAZ A ENTREGA DE MOÇÃO DE APOIO AOS PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM

• Moção de Apoio foi forma de reconhecimento aos auxiliares e técnicos de enfermagem e enfermeiros com atuação em Três de Maio

Assunto: Administração  |   Publicado em: 14/05/2021 às 15:43   |   Imprimir

A Câmara de Vereadores, representada pelo vereador Diogo Wolf, e o presidente, vereador Antonio de Oliveira, fizeram na tarde desta quinta-feira, 13 de maio, a entrega de Moção de Apoio aos profissionais da Enfermagem que atuam em Três de Maio.
O reconhecimento, de autoria do vereador Diogo Wolf, que é técnico de Enfermagem e estudante do curso superior de Enfermagem, foi aprovado em Sessão Ordinária do Legislativo Municipal no dia 4 de maio, em homenagem aos dias 12 – Dia do Enfermeiro e dia 20 – Dia do Auxiliar e do Técnico de Enfermagem, em especial pelo enfrentamento e o trabalho realizado durante a pandemia da Covid-19.
A entrega começou pelos profissionais do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Após, no pátio do Hospital São Vicente de Paulo, a instituição de saúde aproveitou a oportunidade e realizou uma homenagem aos 103 técnicos e auxiliares de enfermagem e aos 31 enfermeiros que compõem o quadro de colaboradores. O diretor-executivo do HSVP, Igor Prestes, cuja formação é enfermeiro, parabenizou aos profissionais do setor e destacou que o momento pode ser classificado “como uma guerra, em que os auxiliares, técnicos e enfermeiros são os soldados no campo de batalha”.
Na sequência, a entrega da Moção de Apoio foi realizada no Lar dos Idosos, que conta com o trabalho de seis técnicos de enfermagem. Na casa onde residem 33 idosos, os cuidados são desempenhados por 27 colaboradores, bem como pelos 23 membros da diretoria, que são voluntários. O presidente da Associação Tresmaiense dos Amigos dos Idosos, Elziro Schmitt agradeceu aos vereadores pelo reconhecimento e afirmou que os profissionais de enfermagem realizam um trabalho indispensável para a sociedade.
Após, os vereadores foram até o campus da Sociedade Educacional Três de Maio, Setrem, onde entregaram a Moção de Apoio ao diretor-geral, Sandro Ergang, vice-diretor, Mauro Nüske, e ao coordenador do Curso Superior de Enfermagem da instituição, professor Gilberto Caramão.
Na oportunidade, o coordenador do Curso de Enfermagem abordou diversas questões que envolvem a profissão em nível de país, desde a importância da atuação em meio à pandemia da Covid-19, até mesmo a desvalorização que os profissionais auxiliares, técnicos e enfermeiros enfrentam, pois não há legislação que regulamente o piso salarial nacional da categoria, que está em discussão desde a década de 70 no Brasil.
Dando continuidade, a entrega foi realizada no auditório do Palácio Walter Ullmann, para a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, representando os profissionais auxiliares, técnicos e enfermeiros que atuam como servidores municipais. A secretária da Saúde, Jacira Taborda, falou da importância da Moção de Apoio e agradeceu o trabalho sério e comprometido realizado pela equipe. “Reconhecemos o trabalho destes profissionais, que acompanham a vida das pessoas, desde o nascimento até a morte”, destacou a secretária.
Presente na ocasião, o vereador Paulo Pereira, que é enfermeiro do sistema público de saúde, falou da gratidão pela homenagem, que representa um gesto de carinho e consideração. “É uma forma de respeito ao nosso trabalho, certamente, vai ficar guardado”, frisou.
Para encerrar a entrega da Moção de Apoio, os vereadores Diogo e Antonio foram até a sede da Unimed Alto Uruguai, onde foram recebidos pela equipe de enfermagem e marketing.
Para o presidente do Legislativo, vereador Antonio de Oliveira, a Moção de Apoio engrandece a categoria, muitas vezes sobrecarregada de trabalho, que deixa de lado sua família para se dedicar à profissão, com ética, responsabilidade, amor, cuidado e zelo.
Já o autor da Moção de Apoio, vereador Diogo Wolf ressalta a importância dos profissionais da área de saúde, que devem ser valorizados os 365 dias do ano, mas, ressalta, que, em especial neste mês de maio, em que se vivem as datas comemorativas da classe, devemos destacar ainda mais e dar o devido reconhecimento que é necessário pelo serviço prestado, com tanto empenho, pois a enfermagem é arte do cuidar, com amor e doação. “Sem os profissionais da enfermagem não há cuidado, e sem cuidado não há vida. Neste setor, não medimos esforços para salvar e acolher uma vida”, finalizou o vereador.

Na próxima semana, a Moção de Apoio será entregue aos profissionais da Enfermagem que atuam na casa de repouso de idosos Vida Plena.