VEREADORES APROVAM MOÇÃO DE LOUVOR AOS PROFESSORES NA SEMANA DA PÁTRIA

• Sessão realizada ontem também teve aprovação de restituição de valores à Unidade Covid-19, conforme acordo entre AMUFRON

Assunto: Administração  |   Publicado em: 17/08/2021 às 10:13   |   Imprimir

Na 23ª Sessão Ordinária do Legislativo Municipal, realizada na noite de ontem, segunda-feira, 16, duas pautas estiveram na Ordem do Dia e foram aprovadas por unanimidade dos vereadores. Entre os presentes na sessão, professores municipais, representantes de partidos políticos e a secretária municipal de Educação, Vera Kuhler, e a comunidade.

A primeira, referente ao Projeto de Lei nº 017/2021, de origem Executiva, que autoriza a restituição de despesas decorrentes da estruturação de 10 leitos de UTI, devido a pandemia da Covid-19 ao Hospital Vida e Saúde – Unidade Abosco, e dá outras providências.

Na Justificativa do Projeto, o Poder Executivo destaca que o Hospital Vida e Saúde, na Unidade Abosco/Dom Bosco, é uma Unidade Especializada em Doenças Respiratórias e Coronavírus da Região, pertencente a AMUFRON (Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste) e composto por vinte municípios, dentre eles Três de Maio.

Diz a proposta: “sobre a situação da pandemia provocada pelo Coronovairus na região, em abril deste ano estava em evidente evolução de novos casos, aumento do número de óbitos e internações, e com taxa de ocupação de leitos de UTI em alguns períodos superior a 100%. Diante deste panorama, os prefeitos da Associação reuniram-se em assembleia para buscar alternativas para ampliar o número de leitos de UTI na região, que eram necessários e de extrema urgência de implementação para a Região, urgência essa provocada pela situação dramática e alarmante vivenciada pela demanda por leitos de UTI em decorrência da Covid-19.

Desta assembleia resultou, por decisão unânime entre todos os prefeitos a estruturação da Unidade Abosco/Dom Bosco do Hospital Vida e Saúde, com mais 10 leitos de UTI Covid, cabendo aos Municípios integrantes da AMUFRON o repasse financeiro de R$ 281.071,61, conforme Plano de Trabalho executado pelo Hospital Vida e Saúde, e dividido entre os vinte municípios integrantes da AMUFRON de acordo com a estimativa populacional de cada um, rateio per capita, cabendo assim ao Município de Três de Maio o montante de R$ 33.194,82. Importante destacar, que a medida adotada foi fundamental para fazer frente ao aumento da demanda por leitos de UTI Covid.”

Moção de Louvor aos professores do território municipal

Já o Requerimento  nº 007/2021 de autoria da Mesa Diretora trata da Moção de louvor aos professores do Território Municipal de Três de Maio,  que serão homenageados na Semana da Pátria 2021, sob o Tema municipal : Educação, Esperança e Progresso!

Em sua justificativa, a proposta frisa a inquestionável importância da docência para a construção do futuro, uma vez que todas as profissões dependem dela.

“Devido à pandemia provocada pela disseminação do novo coronavírus,  por mais de um ano os professores estiveram afastados da escola, mas não das suas funções, pois continuaram promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes em um novo cenário, onde precisaram se reinventar para garantir o acesso à educação com inclusão,  igualdade e equidade. Tiveram que realizar seu trabalho virtualmente, sendo preciso gravar aulas e transmiti-las através de recursos digitais, organizar materiais impressos, adequar as situações aprendizagem para as aulas remotas, considerando as especificidades de acesso, elaborar estratégias pedagógicas para engajar os estudantes na realização das atividades domiciliares, participar de formações online, tirar dúvidas, receber as devolutivas e realizar a busca ativa daqueles que por diversas situações apresentaram dificuldade para se manter em atitude de aprendizagem neste formato de aula.”

Para a Mesa Diretora do Legislativo Municipal, autora da proposta, bem como na visão dos demais colegas vereadores, conceder a moção de Louvor aos professores de Três de Maio na Semana da Pátria de 2021 é uma forma de reconhecê-los publicamente, homenageá-los, valorizá-los e agradecê-los por sua dedicação, comprometimento e esforço diário, triplicado no período pandêmico para manter o envolvimento dos estudantes nas atividades escolares e a motivação para aprender e acreditar em um futuro melhor, ou seja esperançar.

“Esperamos que este nobre gesto impulsione a motivação dos docentes para continuarem acreditando em seu trabalho e em sua importância para a sociedade. E que sirvam as suas façanhas de modelo a toda Escola!”