HOMENAGEM AO NENA, GRANDE LIDERANÇA ESPORTISTA E COMUNITÁRIA TRÊS-MAIENSE

• Aos 66 anos, Luís Pereira tem uma linda trajetória no esporte e em projetos sociais

Assunto: Administração  |   Publicado em: 14/12/2021 às 08:50   |   Imprimir

De autoria do vereador João Mella Neto, da bancada do PTB, foi concedida na noite de ontem, Moção de Reconhecimento a Luís Pereira, o Nena, pela sua imensurável contribuição para o desenvolvimento do esporte e trabalho social realizado em prol do Município, como forma de gratidão da comunidade três-maiense.

Um breve histórico do Nena foi lido pelo vereador João Mella. A esposa do homenageado, Elisabete Rigon Pereira, mais conhecida como Beti, usou a palavra e agradeceu o reconhecimento dado pelos vereadores. O momento foi marcado pela emoção dos presentes no Plenário do Legislativo, dentre direção do Botafogo Esporte Clube, esportistas, comunidade, vereadores e servidores da Casa. O prefeito Marcos Corso também esteve presente na sessão e falou com carinho da amizade e respeito que tem pela pessoa do Nena, um exemplo a ser seguido.

Cidadão três-maiense de coração

Luiz Pereira, o NENA, chegou a Três de Maio em 1975, vindo de Blumenau/SC, a convite dos senhores Marcelino Cassol e Tomazoni. Nena se mudou para jogar pelo Botafogo. Um rapaz com muita alegria, força e desejos de somar ao time. Como não recebia nada para jogar, precisava de um trabalho além do esporte, para se sustentar. Seu primeiro emprego foi na Loja Bonamigo como vendedor, depois na Beck Bonamigo e na sequência no Banrisul, onde ficou por 34 anos até aposentar-se.

Pelo Botafogo, foi quatro vezes campeão estadual como jogador e como treinador dos juniores foi vice-campeão estadual, além disso, também foi campeão e vice estadual de futsal pela Afubebo e Comanja respectivamente e campeão no varzeano pelo São Caetano - isso em 1980.

Nena tem 66 anos, é casado com Elisabete Rigon Pereira e tem três filhos.

À medida que os filhos foram crescendo, Nena sentiu a necessidade de algumas coisas para a sua família e também de contribuir com outras crianças. Junto com seu compadre e com o apoio de amigos, reativaram o Grupo de Escoteiros com muito esforço e sempre com o apoio da comunidade, construíram a sede dos Escoteiros Flor de Maio

Anos depois, deu início ao projeto da escolinha do Botafogo que até hoje atende mais de 150 crianças. Nena tem muito orgulho desse trabalho, e isso se intensifica quando reencontra hoje adultos que passaram pelos escoteiros e pela escolinha que ajudaram na formação pessoal e do caráter dessas pessoas.

Em 2007, Nena foi diagnosticado com Parkinson, desde então tem limitações de movimento, mas nunca abriu mão de seguir em frente da melhor forma que pode. Juntou e segue juntando forças para, mais uma vez, olhar por outras pessoas que tenham a mesma condição. Juntamente com Antônio Wuncsh, fundaram a AVIBEPAR - Associação Viver Bem com Parkinson, grupo de mútua ajuda de pessoas e familiares portadores da doença, que tem sede própria e grande número de pessoas, incluindo o próprio Nena e sua família. Os integrantes são ajudados com medicamentos e apoio psicológico.

Em 2016, com as Olimpíadas no Brasil, surgiu a oportunidade de a família agradecer ao Nena os bons exemplos que foram semeados. Uma ideia da sobrinha afilhada e com a ajuda dos filhos, a história de vida dele chegou ao comitê olímpico. Para alegria e orgulho da família e dos amigos, Nena foi escolhido como um dos 20 mil brasileiros que carregaram a tocha olímpica, sendo o único três-maiense a atingir este feito, na cidade de Santo Ângelo, dia 14 de julho de 2016.

Hoje, o grande sonho do Nena é a conclusão da sede do Botafogo, que está caminhando com longos passos, junto do Carlão, seu grande amigo e sucessor à frente da escolinha, e também, com toda a comunidade três-maiense que é uma parceira de longa data, a construção segue firme, bem como o trabalho para apoiar todas as crianças.