TRADICIONALISTAS E CICLISTAS RECEBEM MOÇÕES DE HOMENAGEM DO LEGISLATIVO

• Na segunda-feira duas Sessões foram realizadas no Plenário

Assunto: Administração  |   Publicado em: 14/12/2022 às 09:06   |   Imprimir

Na segunda-feira, 12 de dezembro, os vereadores estiveram reunidos em duas Sessões: na 9ª Sessão Extraordinária e na 29ª Sessão Ordinária, na Sala de Sessões do Legislativo.

Na Extraordinária, ocorreu a Primeira discussão ao Projeto de Lei 047/2022 de origem Executiva - Estima a receita e fixa a despesa do Município de Três de Maio para o Exercício Financeiro de 2023; cuja Receita total estimada nos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social é de R$ 154.774.000,00, de acordo com o seguinte desdobramento:

I – R$ 132.854.000,00 do orçamento da Prefeitura Municipal;

II – R$ 21.920.000,00 do orçamento do Fundo de Aposentadoria do Servidor / FAS.

A matéria entra em pauta novamente na próxima segunda-feira, 19, às 18h30, em segunda discussão, em Sessão Extraordinária.

Já na Sessão Ordinária, realizada logo após, foi votada e aprovada a Ordem do Dia, composta por:

01 – Regime de urgência ao Projeto de Lei nº 054/2022, de origem Executiva.

02 – Regime de urgência ao Projeto de Lei nº 055/2022, de origem Executiva.

03 – Projeto de Lei nº 054/2022, de origem Executiva –   Altera os requisitos para ingresso constante do Anexo Único da Lei nº 2.217, de 26 de julho de 2005, que dispõe sobre o emprego público de Agente Comunitário de Saúde.

04 – Projeto de Lei nº 055/2022, de origem Executiva –   Altera os requisitos para ingresso constante do Anexo Único da Lei nº 2.368, de 29 de maio de 2007, que dispõe sobre o emprego público de Agente de Combate às Endemias.

05 – Projeto de Lei Complementar nº 003/2022, de origem Executiva - Altera a Lei 2.566, de 2010, que institui o Plano Diretor de Desenvolvimento Participativo do Município, RS

06 – Projeto de Lei nº 050/2022, de origem Executiva – Autoriza pagamento de gratificação para servidores de provimento efetivo que atuarão como fiscais de prova e outras funções em Concursos Públicos durante o Exercício 2023.

Os professores da rede municipal estiveram mais uma vez participando da Sessão, reivindicando o cumprimento da lei federal do piso do magistério, que ainda está em negociação entre a categoria e o Executivo Municipal.

Homenagem e reconhecimento

Antecedendo a Sessão, foi realizada Tribuna Livre com a entrega das Moções de Homenagem à equipe Bike Mania, que representa o Município em campeonatos ciclísticos do Estado e pelo Brasil afora, conquistando muitas premiações. A proposta é de autoria do vereador Diogo Wolf. E também aos tradicionalistas três-maienses Fátima de Rosso e Jorge Luiz Pieniz, do CTG Tropeiros do Buricá, vencedores do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha – Enart 2022, cuja homenagem é de autoria da vereadora Gilcéia da Silva Losekann.

Fátima conquistou o 1º lugar no Causo e Jorge Pieniz levou o prêmio de Trova mais popular, no Enart que foi realizado entre os dias 18 e 20 de novembro deste ano, em Santa Cruz do Sul, após dois anos de espera, pois não ocorreu devido à pandemia. O Enart é considerado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como o maior festival de arte amadora da América Latina.

Durante as homenagens, integrantes da Bike Mania estiveram presentes no Plenário; bem como representantes do CTG Tropeiros do Buricá – patrão Gilmar Fischer e futura patroa Noemia Sartor - que prestigiaram a Sessão.

Sobre a equipe da BIKE MANIA

Os precursores do ciclismo em Três de Maio foram Valdemar Borges e Vinícius Serafim. Logo em seguida surgiu o Pedal Sujo, um grupo de amigos liderado por Henrique Fritsch e na sequência, as Gurias da Bike lideradas por Ana Zart.

Em 2016, a Bike Mania começou sua equipe somente com um atleta - Alex Scharb). Por 1 ano percorreram todos os campeonatos da região somente com ele. A partir de 2017 a equipe foi só aumentando. Hoje são 24 competidores ativos.

Neste ano, os ciclistas participaram do Campeonato Tchê nas cidades de Ijuí; Horizontina, Santo Ângelo; São Luís Gonzaga; Santa Rosa e Três Passos. E também de provas em Iraí e nas cidades catarinenses de Itapiranga; Serra do Rio do Rastro e Rochas.