SESSÃO É MARCADA POR PROJETOS E HOMENAGENS ÀS MULHERES

  • Projetos de Lei de origem Legislativa foram aprovados com matérias relativas às mulheres três-maienses

    Assunto: Administração  |   Publicado em: 14/03/2023 às 10:55   |   Imprimir

O Plenário do Legislativo Municipal ficou repleto de mulheres e de pessoas da comunidade três-maiense na noite de segunda-feira, 13 de março, quando importantes pautas foram à discussão na 3ª Sessão Ordinária do ano.

As matérias da Ordem do Dia foram aprovadas por unanimidade, sendo elas: Projeto de Lei nº 005/2023, de origem Legislativa – Dá nome aos logradouros denominados “Ruas A, B, C e D” no loteamento Irineu Sartor; e Projeto de Lei nº 006/2023, de origem Legislativa – Dá nome à Casa de Passagem do Município que passará a se chamar “Casa de Passagem Bojena Cereser”, ambos entraram em Regime de Urgência e são de autoria da vereadora Gilcéia da Silva Losekann. Já outro projeto de origem Legislativa aprovado, nº 003/2023, de origem Legislativa (autoria dos vereadores Diogo Wolf, bancada do PT; e Gilcéia Losekann, bancada Progressistas), “obriga bares, restaurantes, casas noturnas e de eventos a adotar medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco em seus estabelecimentos.”

 Ainda foi aprovado o projeto de Lei nº 005/2023, de origem Executiva, que “autoriza a alienação de terreno localizado no Parque Industrial II” e foi apresentado o pedido de Informações nº 001/2023, autoria do vereador Diogo Wolf – que a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte informe à Casa Legislativa acerca das instalações da extensão da Escola de Educação Infantil Tesouro das Acácias.

Antecedendo à Sessão, o espaço da Tribuna Livre, de 20 minutos, foi utilizado pela Secretária Municipal de Políticas da Mulher, Noemi Bubanz, que falou sobre o trabalho realizado pela secretaria em âmbito municipal.

Programação do 12º Mês da Mulher vem sendo um sucesso

        Noemi ressaltou que a secretaria está realizando, em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Mulher (Comdim), o o 12º Mês da Mulher, juntamente com a 26º semana da mulher três-maiense. E, que no dia da Mulher, 8 de março, mais de 400 mulheres estiveram reunidas no Salão da Comunidade de Quaraim, no 26º Encontrão da Mulher três-maiense. Já na palestra show “Arte para viver, música para não enlouquecer” realizada na noite de 9 de março, na AABB, participaram mais de 300 mulheres. Outras atividades e programações estão sendo realizadas até o final do mês no município, alusivas à mulher.

Em 2022, Centro de Referência da Mulher Flor de Liz realizou mais de 2500 atendimentos

Noemi explicou que a Secretaria de Políticas da Mulher tem papel articulador de políticas públicas para as mulheres, promovendo eventos, cursos, capacitações, entre outras atividades que envolvam a qualificação e fortalecimento das mulheres. Nosso propósito é acolher e fortalecer a todas as mulheres, ofertando serviços e orientações.

“Diariamente além de nossos atendimentos prestamos serviço de elaboração e impressão de currículos, seja para as mulheres como seus familiares e dependentes. Somente neste ano já elaboramos mais de 45 currículos. Além de auxiliar no ingresso ao mercado de trabalho, este serviço nos proporciona uma aproximação às mulheres, podendo disponibilizar diferentes atendimentos”.

        O centro de referência da mulher Flor de Liz, é vinculado a Secretaria de Políticas da Mulher, e tem como foco principal o atendimento e acolhimento às mulheres e dependentes em situação de violência e vulnerabilidade. “Junto ao Flor de Liz, também temos a Casa de Passagem, que tem como propósito acolher por tempo determinado a mulheres e crianças em situação extrema de risco. Esta nossa Casa de Passagem, que estamos homenageando, intitulando-a como Casa de Passagem Bojena Cereser”.

        Contudo, a secretária Noemi lembra que, infelizmente é preciso falar sobre os índices relativos à violência contra a mulher, que a cada dia vem crescendo no nosso país e em nossa cidade. “São diversos e diferentes casos que atendemos diariamente. Mulheres violentadas por familiares. Mulheres deficientes que sofrem abuso. Esposas que apanham de seus companheiros. Crianças que sofrem todos os dias presenciando este tipo de atitude covarde”.

        De acordo com a pasta, no ano de 2022, o Centro de referência da Mulher Flor de Liz realizou mais de 2500 atendimentos, incluindo atendimentos psicológico, social, jurídico, participação em audiências, encaminhamentos e transportes; além dos abrigamentos de mulheres e dependentes em situação de violência e vulnerabilidade na casa de passagem. “Dentre as diferentes formas de violência, a violência psicológica é a que temos maior índice, com ofensas verbais, insultos, humilhações e xingamentos. Em seguida temos as violências, moral, sexual e patrimonial que incluem ameaças de queimar sua residência ou carro; não deixar a mulher com seus rendimentos e salário, além da principal ameaça, que normalmente é a que mais afeta a mulher que é aquela que envolve a guarda dos filhos. E a violência física, que vem aumentando a cada dia. Onde nossa maior preocupação atualmente tem sido o gradativo aumento da força física utilizado na violência contra a mulher. Hoje é um tapa no rosto, amanhã é uma costela quebrada”, alertou Noemi.

Segundo a secretária, a cada dia temos observado que a violência é um crescimento gradativo, começa com ofensas, xingamentos, passa para empurrões, tapas, ameaças, e em pouco tempo está mulher está sendo violentada apresentando até mesmo traumatismo craniano. “Lembrando que, em mais de 25% dos casos, a violência é cometida por seus próprios companheiros, e esta violência acontece sempre dentro de casa, ambiente este que deveria ser de amor e acolhimento, especialmente para as crianças que acabam presenciando tudo. Portanto, sabemos que singelas e pequenas homenagens a brilhantes mulheres de nossa comunidade não irão mudar esta nossa realidade, no entanto, é uma maneira de demonstrar que sim, somos todas mulheres fortes e capazes de sair desta relação de desconforto e tristeza, seja por nós ou por nossos filhos”, concluiu Noemi.

ALTERAÇÕES NOS NOMES DAS RUAS

O Projeto de Lei n° 05/2023, dá nova denominação às ruas no Loteamento Irineu Sartor:

 

 – Rua “A”com início na Av. Santa Rosa, e término na Rua Horizontina, passa a se chamar “Rua Brunilda Matzembacher”,

– Rua “B”, entroncamento com a Rua “A”, passa a se chamar “Rua Clarice Flach Beck”,

– Rua “C”, entroncamento com a Rua “B”, passa a se chamar “Rua Lori Gerta Rascovetzki Saciloto”,

Rua “D”, entroncamento com a Rua “A” e Rua Horizontina, passa a se chamar “Rua Nair Padoin Benedetti”. 

 

Na Justificativa, a vereadora Gilcéia destaca que a denominação das ruas é uma forma de homenagem às mulheres que contribuíram para o desenvolvimento social e econômico do nosso município, e também, vem ao encontro do cumprimento da Lei nº 3.240 de 2022, (cujo projeto é de autoria do vereador Antonio de Oliveira) que dispõe sobre a criação de Lei instituindo a obrigatoriedade de no mínimo 30% com nomes de mulheres em ruas e outros bens públicos no município de Três de Maio.

 Confira o histórico das mulheres homenageadas com nomes de ruas no Loteamento Sartor:

BRUNILDA MATZEMBACHER

Nasceu em 1º de agosto de 1932.  Filha de Ricardo Tesche e de Blondina Malvina Schaffer Tesche. Irmã Orlanda Betina Tesche e Cassildo Tesche. Casou com Ery Olito Matzembacher em 15 de maio de 1954. Teve dois filhos, três netos e três bisnetos. Mulher, mãe, sogra, avó, tia. Mulher iluminada para fazer o bem e ser lembrada pelo que fez e pelo que falou. Professora por muitos anos. Doceira e confeiteira de mão cheia que segue sendo lembrada. Foi membro assídua da OASE (Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas), em nível municipal, regional e nacional e logo se destacou como líder pelo seu exemplo, pelo seu dom de aceitar desafios, por suas palavras e por suas ações. Brunilda foi uma daquelas mulheres que fizeram a diferença em sua comunidade, tendo como ponto de partida os valores familiares e tendo como fio condutor de suas ações a palavra de Deus. Foi uma personalidade referência para a cidade de Três de Maio em seus primórdios, sempre procurando cultivar tradições e contribuir com a sociedade.

CLARICE FLACH

Nasceu no dia 25 de março de 1948, em Boa Vista do Buricá. Filha de Matilde e Pedro Alfredo Flach, teve 5 irmãos e 5 irmãs. Casou com Moacir José Beck em 05/01/1975. Teve três filhos e três netos. Foi professora estadual de língua portuguesa, trabalhou em várias escolas e formou uma legião de alunos. Cristã e cheia de fé, atuou ativamente na igreja católica: foi catequista, cursilhista, ministra, equipe de liturgia. Sempre animada e positiva, adorava uma comemoração, se reunia com as amigas e com a família para cafés da tarde e festas de aniversários. Seu zelo e cuidado não se limitava a sua casa e a sua família, com sua tesoura de poda deixava os buchinhos da rótula da Av. Avaí sempre bem aparados, realizava trabalhos voluntários no lar dos idosos e nas pastorais. Dona de um enorme e bom coração, sempre disponível para as amigas, vizinhas, familiares. Lutadora e guerreira, mulher cristã, de muita fé, amou a vida que recebeu de deus, valorizou as pessoas que estiveram a sua volta, viveu, amou e agradeceu. deixou sementes plantadas no coração daqueles com quem conviveu.

LORI SACILOTO

Nascida em seis de junho de 1947, na cidade de Três de Maio/RS.  Filha de Hugo Rascovetzki e Emma Rascovetzki. Casou-se com Luiz Antônio Matana Saciloto, no ano de 1967, com o qual teve três filhos e seis netas. Advogada, professora, agricultora e empresária. Como uma das primeiras advogadas atuantes em Três de Maio, defendeu muitas causas em prol dos altos e legítimos interesses da comunidade, tendo sido jubilada pela OAB/RS, em 28 de julho de 2017, como reconhecimento de perseverança no exercício da profissão. Precursora na política de Três de Maio, participou efetivamente da criação do Núcleo das Mulheres Progressistas (antigo PDS). Paralelamente, dedicou-se à agricultura, sendo que, após a aposentadoria, empenhou-se exclusivamente nos negócios agrícolas da família. Mulher, filha, irmã, esposa, mãe, avó, professora e advogada atuante na sociedade, Lori Gerta Rascovetzki Saciloto sempre dedicou a sua vida ao ensino e considerava a educação a principal ferramenta para trilhar o caminho do bem e do sucesso.

NAIR PADOIN BENEDETTI

 Nascida em 31/01/1937, filha de Agricultores Cristiano Albino Padoin e Virginia Helena Vione Padoin, natural de Esquina Tunas município de Horizontina/RS, onde residiu até os 20 anos de idade. Casou-se em 01/02/1958, com Alberto Benedetti, passando a residir na comunidade de Rocinha, município de Três de Maio, RS, também atuando como agricultores. Desta união tiveram 06 filhos, 15 netos e 03 bisnetos. NAIR Padoin Benedetti foi exemplar esposa e gestora do Lar, membra atuante na comunidade, participou dos seguintes grupos: Legião de Maria, Apostolado da Oração e do Grupo de Oração Carismática da Igreja Católica, devota de Nossa Senhora do Sagrado Coração de Jesus e N.S do Caravaggio. Foi sempre um pilar de controle das atividades de casa e incentivo para o estudo dos filhos, onde todos conseguiram cursar Curso Superior. Outro grande legado em sua vida, era a persistência em defesa dos valores éticos, culturais, morais e religiosos, e preservava muito a família, e construiu um grande círculo de amizades com as mulheres e clube de jogos e outros costumes na comunidade de Rocinha.

 

CASA DE PASSAGEM BOJENA CERESER

Pelo projeto 06/2023 de origem Legislativa, de autoria da vereadora Gilcéia, o nome da Casa de Passagem do Município passa a se chamar “Casa de Passagem Bojena Cereser”.

Nascida em 21 de março de 1934, em Ivagaci, na época município de Palmeira das Missões. Filha de Felipe Anibaldo Portz e Rosalina Relinda Dreher Portz. Se casou com Nelson Melchiades Cereser, na data de 06/06/1953, e tiveram 7 filhos. Além dos genros e noras, o casal teve 11 netos, sendo 7 netos e 4 netas. Ainda 3 bisnetos e 2 bisnetas.

Dona Bojena viveu grande parte de sua vida em nosso município, onde se formou na primeira turma do Ginásio do Colégio Dom Hermeto em 1949.

Conciliava as atividades de mulher, mãe, comerciante e voluntária servindo a comunidade católica, onde foi cofundadora da Pastoral da Saúde, da qual foi coordenadora por 25 anos e também foi zeladora da Associação Antoniana por 50 anos.

Pessoa admirada e querida por toda a comunidade estava sempre disposta a ajudar, tornando-se uma mãe a muitos que passaram em seu caminho deixando um conselho, um carinho um incentivo ou fazendo uma prece, espalhando assim seu amor ao próximo, gerando a felicidade e propagando a paz.

Ao descrevermos sobre Bojena falamos de uma mulher voltada ao fazer o bem, a caridade, auxiliar o próximo e se colocar a serviço. Ela tinha orgulho da família, sempre incentivadora pela busca do servir, da bondade, do olhar diferenciado ao sofredor e idoso. Grata por ser três-maiense, sempre empenhada por ver o crescimento desta comunidade.  Religiosa e espiritualizada, Bojena sempre incentivou práticas de caridade de forma silenciosa.

No ano de 2000, Bojena Marieta Portz Cereser recebeu o título de Cidadã três-maiense, concedido pela Casa Legislativa, expressando a gratidão de todos a seus feitos.