DIRETORA DA APAE, NADIR GABE RECEBE HOMENAGEM DO LEGISLATIVO

• Atuando 24 anos à frente da instituição, Nadir dedica sua vida ao Movimento Apaeano e a causa da Pessoa com Deficiência

Assunto: Administração  |   Publicado em: 22/08/2023 às 09:49   |   Imprimir

Uma noite marcada por homenagem e emoção. Ontem, 21 de agosto, a 18ª Sessão Ordinária foi descentralizada para as dependências da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Três de Maio (Apae) de Três de Maio, fazendo parte da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Neste sentido, a Escola de Educação Especial Helen Keller está desenvolvendo uma variada programação, que teve início no dia 19 e se estende até 30 de agosto.

Na Ordem do Dia, duas Moções foram aprovadas por unanimidade. A Moção nº 006/2023, de origem Legislativa, de autoria do vereador Paulo Fábio Pereira, da Bancada do MDB, que “solicita o encaminhamento de Moção de apoio ao Projeto de Lei nº 3596/2023, que inclui no Código de Trânsito Brasileiro dispositivo que autoriza o trânsito de veículos ou maquinário agrícola em rodovias públicas nas condições em que especifica”. E a Moção de Homenagem nº 007/2023, de origem Legislativa, de autoria do vereador Jonatan Jahn, da bancada do Progressistas, concedida à diretora da Apae, Nadir Dahlem Gabe.

A Sessão teve a presença dos vereadores, do presidente da Casa Legislativa, vereador Delmar Mebius, do presidente da Apae, Paulo Camargo, da direção da instituição, professores e funcionários. Antecedendo à Sessão, o espaço da Tribuna Livre foi ocupado pelo presidente e pela diretora da Apae.

Trajetória de Nadir na Apae começou em 1992, como secretária

A trajetória de Nadir na Apae começou no ano de 1992, quando ela assinou seu contrato de trabalho como secretária, atuando no ofício por seis anos. Porém, antes disto, já atuava como voluntária.

No ano de 1995 ela se desafiou na condição de professora, prestando concurso público municipal e pela dedicação às pessoas com deficiência foi cedida pelo município à Apae. E no início do ano de 1999, Nadir chegou ao cargo de diretora administrativa da Apae, cargo que ocupa até os dias atuais, portanto, são 24 anos de atuação.

Exemplo de força e superação, no ano de 2019, Nadir ficou viúva do esposo, o advogado Dari Gabe, após 40 anos de matrimônio. Desta união, tiveram duas filhas, Nadiege e Damaris Gabe. Agora em 2023 está em uma nova fase de sua história, aguardando alegremente a chegada do seu primeiro(a) netinho(a).

Nadir lembra que quando ingressou na escola, em 1995, havia cerca de oito funcionários, atualmente são 80 pessoas que atuam na instituição. Ela agradeceu a homenagem e falou do orgulho de todas as conquistas já alcançadas, destacando que segue na luta por dias melhores, buscando a igualdade e o reconhecimento dos direitos ainda não conquistados para as Pessoas com Deficiência e seus familiares.

Apae realizou mais de 13 mil atendimentos até julho deste ano, destaca presidente da instituição

A Apae de Três de Maio atende a pessoa com deficiência desde a sua constituição em outubro de 1969. Inicialmente acolheu pessoas com dificuldades visuais, intelectuais e físicas.

Atuando nas áreas de Assistência Social, Educação e Saúde, tem em seu DNA a luta pela garantia e defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

A Apae é Mantenedora da Escola de Educação Especial Helen Keller, do Centro de Atendimento Especializado (AEE) e do Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual CERII.

Atualmente o grupo de trabalho está composto por 81 pessoas, sendo: assistente social; advogados; fisioterapeutas; fonoaudiologia; médica neurologista infantil; médico neurologista; médico clínico geral, médicos otorrinolaringologistas, médico psiquiatra; monitores, nutricionista; psicopedagoga; psicólogas; pedagogas; professores, psiquiatra; serviços de apoio; serviços administrativos; terapeuta ocupacional e técnicas de enfermagem.

Segundo o presidente da Apae, até julho de 2023 foram contabilizados um total de 13 mil atendimentos e circularam em média 2.450 pessoas na instituição neste período.

Na Reabilitação Auditiva está referenciada para 16 Municípios da 14ª Coordenadoria de Saúde, sendo que são realizados em média/mês: 40 testes da orelhinha para crianças; 25 pacientes adultos por mês para receberem próteses auditivas; e 12 avaliações de pessoas com deficiência Intelectual.

De acordo com os números apresentados, em 2023, até julho, 222 pacientes receberam 434 próteses (aparelhos auditivos). “Se faz necessário unirmos forças para buscar implementação financeira para reajustes dos valores da Tabela SUS, os quais estão muito desatualizados”, informou o presidente.

Paulo Camargo ainda complementou, citando alternativas para a sociedade como um todo ajudar a Apae. “Pedimos apoio dos vereadores para emendas parlamentares, junto aos seus deputados estaduais e federais. Precisamos construir junto aos poderes Executivo e Legislativo alternativas para autossustentabilidade da Apae. Assim, sempre estamos em busca novos contribuintes do Bingo SOS Apae, que as pessoas participem: do programa na Nota Fiscal Gaúcha; da doação do imposto de renda quando possível; Dia de Doar, das rifas, pedágios, para nossa autossustentação. Afinal a Apae hoje é um cartão de visita de nossa comunidade. De todos para todos!”, conclui o presidente da instituição.