ABERTURA DA SEMANA DA PÁTRIA FOI NA CÂMARA DE VEREADORES

• Programação prevista para a Praça Henrique Becker Filho foi transferida de local, devido à instabilidade do tempo

Assunto: Administração  |   Publicado em: 05/09/2023 às 07:33   |   Imprimir

O Plenário do Legislativo Municipal foi palco, na manhã de sexta-feira, 1º de setembro, da abertura da Semana da Pátria 2023, do Município de Três de Maio, com o tema “O Desenvolvimento Educacional por Meio das Ciências e da Cultura da Paz” e a homenagem ao professor Armin Décio Nied.
Devido à instabilidade do tempo, a programação, que estava prevista para a Praça Henrique Becker Filho, foi transferida de local. Mesmo assim, houve a chegada do Fogo Simbólico, pelo Grupo Escoteiro Flor de Maio (cujo acendimento ocorreu posteriormente na Pira da Pátria); e os pronunciamentos da secretária de Educação, Vera Kuhler; presidente da Câmara de Vereadores, vereador Delmar Mebius e do prefeito Marcos Corso, que procedeu a abertura oficial da Semana da Pátria do Município de Três de Maio.
Na oportunidade, ocorreu a apresentação da Banda Municipal Professor Arduíno Raymundo Dalsenter, que executou o Hino do Município e, no encerramento, foi entregue uma placa em homenagem ao professor Armin Nied, em memória, à esposa Irene e à filha Nádia, que estiveram presentes na solenidade.
A programação vai até o próximo dia 7 de setembro, feriado nacional que celebra o Dia da Independência do Brasil, com o Desfile Cívico na Avenida Uruguai, se o tempo permitir.
As atividades são coordenadas pelo governo municipal por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte. As sessões cívicas seguem até o dia 7 de setembro, com hasteamento das bandeiras às 8h e arriamento às 16h30min, na Praça Henrique Becker Filho.

Quem foi o professor Armin Décio Nied

Armin Décio Nied nasceu no dia 27 de abril de 1940 no município de Lajeado, RS. Teve uma infância difícil, o que não o fez menos feliz, ou menos cheio de vida… Sempre gostou de flores, animais e plantas. Com sua imaginação viajava longe, acompanhando o céu, o brilho das estrelas e assim alimentando sonhos e fantasias.
Filho de Beno Nied e Ainda Schneider Nied. Casou-se com Irene Maria Nied em 1971. Dessa união, nasceram as filhas Vanidia Ester e Nádia Cristiane. Profº Armim deixou ainda os genros - Rui Duarte Janner e Rodrigo Smaniotto – netos: Vitor Nied Janner, André Nied Janner, Pedro Nied Smaniotto e Nicole Nied Smaniotto.
Quando criança, além de trabalhar com o pai na atividade rural, vivia fazendo experiências. Gostava de música erudita, de cantar e compor inclusive na língua alemã.
Em 1958, serviu o exército em Santo Ângelo, depois cursou o Normal Ginasial e logo começou a lecionar em Horizontina. Um de seus professores, vendo seu interesse pela música, comprou um violino reformado e um afinador e assim foi aprendendo a tocar.
Seus interesses foram além…. Produzia fantoches, bonecos, palcos desmontáveis e muitas inspirações em arte. Em 1973 transferiu-se para a Escola Estadual Cardeal Pacelli, assumindo aulas de português, redação, inglês e artes. Assumiu também a Banda Marcial Pedro Garrafa.
Em 1974, participou do primeiro curso de criatividade com Tom Hudson, artista plástico da Inglaterra, fato que abriu horizontes e contribuiu para tornar suas aulas mais atraentes.
Devido seu interesse pela arte, participou de um segundo curso com Tom Hudson, desenvolvendo ainda mais a criatividade em todos os segmentos: desenho criativo, encenações rápidas, poesias, jograis, teatros, movimentos, gestos, criação de instrumentos musicais e outros.
Na época, a pedido de diversas Delegacias de Educação, realizou apresentações de teatro, música, confecções e manejo de bonecos e instrumentos rústicos. Tocava e ensinava a tocar: trombone, trompete, bombardino, escaleta, violão, flauta e violino, além de preparar bandas marciais por muitos anos.
Criador e proprietário, juntamente com sua esposa Irene, do Mundo Mágico da Criança, um projeto de vida, arte e cultura: um espaço amplo, junto a sua residência… onde o porão de sua casa foi transformado em auditório para teatro de fantoches e exposição de arte musical. Organizou também um mini zoológico, com trilhas, lagos onde haviam várias espécies de animais junto a flores, plantas e árvores.
O Governo Municipal homenageia esse grande educador por todo esse legado que deixou ao território três-maiense, marcando a vida de tantas pessoas. O lema adotado para a Semana da Pátria – O desenvolvimento educacional por meio das ciências e da cultura da paz – não poderia ser dado a outra pessoa. Um ser que, através de sua capacidade criativa e intuitiva não se acomodou nem se acovardou… buscou soluções através da cultura da paz através da educação em seu sentido mais amplo – através da arte, da natureza, da capacidade criativa, do conhecimento, da música, da livre expressão…
No 2º andar do Palácio encontram-se expostos algumas peças do Mundo Mágico da Criança, que podem e devem ser visitados por todos… há muito a ser visto… os familiares ainda pensam o rumo de todo seu trabalho.