SESSÃO ORDINÁRIA TEVE A PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DA MELHOR IDADE

  • Idosos participaram do projeto prefeito, vice e vereador por um dia

    Assunto: Administração  |   Publicado em: 29/09/2023 às 07:38   |   Imprimir

Com a Casa Legislativa cheia de convidados especiais, foi realizada na noite da última quarta-feira, 27, a 21ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores. Na oportunidade, estiveram presentes os idosos da Melhor Idade que participam dos projetos desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social; representantes do governo municipal, vereadores e a comunidade três-maiense.

A Ordem do Dia foi aprovada por unanimidade: Projeto de Lei nº 029/2023, de Origem Executiva – Inclui ação em programa do PPA, LDO e LOA, e abre créditos especiais; Projeto de Lei nº 030/2023, de Origem Executiva – Altera o Anexo Único da Lei Municipal nº 3.275, de 2022, que estabelece o Plano de Subvenções Sociais, Subvenções Econômicas, e Contribuições Correntes para o Exercício 2023; Projeto de Lei Legislativa nº 011/2023, de Origem Legislativa, autoria dos Vereadores Antonio de Oliveira e Gerson J. Rodrigues – Dispõe sobre a relevância do tiro desportivo, sobre o funcionamento dos clubes de tiro sem distanciamento, ordenamento territorial, e horários deles no município de Três de Maio; Projeto de Lei Legislativa nº 012/2023, de Origem Legislativa, autoria Bancada do Partido dos Trabalhadores – Dispõe sobre a denominação de Bairro Morada Nova ao Bairro 05, no município de Três de Maio; e o Projeto de Lei nº 031/2023, de Origem Executiva – Altera Anexo I do Art. 1º da Lei 3.239/2022, que dispõe sobre o plano de amortização do déficit atuarial do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS do Município de Três de Maio, que entrou em votação em Regime de Urgência.

Fazendo parte da 12ª Semana Municipal do Idoso, a Sessão teve a realização do projeto Prefeito, Vice e Vereador por 1 Dia, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social. 18 idosos participaram do sorteio realizado na manhã de quarta-feira, sendo 11 selecionados como vereadores por um dia; 1 para prefeito; 1 para vice e os demais como secretários municipais. O sorteio teve a presença do presidente do Legislativo, vereador Delmar Mebius, do prefeito Marcos Corso e do vice Josias Correa. 

Presente na Sessão, o secretário de Desenvolvimento Social, Bertie Adriel Konig, destacou a importância do projeto em oportunizar aos idosos uma proximidade com os setores públicos dos Poderes Executivo e Legislativo. Isso porque, durante toda a quarta-feira, os participantes do projeto acompanharam as atividades diárias nos setores municipais.

Já na Sessão, os idosos sentaram-se ao lado dos vereadores e, inclusive, puderam se manifestar na Tribuna, no espaço das livres manifestações. Já a assistente social da pasta, Arlete Dalpisol, ocupou o espaço da Tribuna Livre, apresentando as ações da Secretaria de Desenvolvimento Social que desenvolvidas com a Melhor Idade.

Conforme Arlete, atualmente, cerca de 330 idosos, devidamente inscritos no Cadastro Único, estão frequentando as atividades propostas pelo governo municipal, por meio da Secretaria. “As atividades são diárias e fazem a diferença na vida da pessoa idosa três-maiense. Escutamos relatos emocionantes de pessoas que participam das atividades propostas e dizem estar mais felizes, dispostas e saudáveis”, enfatizou a assistente social.

Na oportunidade, também foi realizada a entrega dos certificados aos formandos do curso “Mundo Digital Descomplicado: um guia para a Melhor Idade”, realizado pela Secretaria, em parceria com a E-ducar, ministrado entre 21 e 23 de agosto, objetivando uma aproximação dos idosos com seus celulares e suas funções básicas.

 Semana do Idoso encerra no dia 2  

A Semana do Idoso é organizada pelo governo municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, com apoio do Sicredi. Na programação já foram realizados o Dia da Beleza, teatro, baile da Melhor Idade, entre outras atividades. A iniciativa vai até o dia 2 de outubro, com palestra show com Beto Grasel, às 14h, no Auditório da Sede Administrativa Sicredi Noroeste. Para participar do evento, o ingresso é um quilo de alimento não perecível ou um produto de higiene. Haverá roteiro de ônibus passando nos locais costumeiros a partir das 13h.

Idosos que participaram do projeto:

Felicio Moreira             Prefeito

Nair de Rosso              Vice Prefeita

Terezinha Thomé         Presidente da Câmara, Delmar Mebius

Lurdes Vieira               Vice presidente da Câmara, Gilcéia da Silva

Walter Wilkon              Vereador Antonio de Oliveira

Marlene Werner           Vereadora Eliane Fischer

Leonor Wilkon              Vereador Ale Ott

Nelci Korber                 Vereador João Mella

Dometila Menegath       Vereador Jonathan Han

Ines Maboni                 Vereador Gerson Rodrgues

Luisa da Rosa               Vereador Paulo Pereira

Nelci Felten                  Vereador Ernani Weimer

Terezinha Neli               Vereador Diogo Wolf

Zelia Nardes                 Chefe de Gabinete

Nilda Farias                  Secretária SMDS

Marlise Wender             Secretária Educação

Sergio Werner              Secretário da Habitação

Helena Dallavechia        Secretária de Planejamento

Laidi Brinkman              Secretária da Administração