1ª Sessão Especial de 2017

• Homenagem a passagem dos 500 anos da Reforma Luterana

Assunto: Cultura  |   Publicado em: 09/11/2017 às 09:00   |   Imprimir

No dia 06 de novembro de 2017, conforme requerimento nº 05/2017 apresentado pelo Vereador Flávio Volnei Pagel e aprovado em plenário, foi realizada a 1º Sessão Especial no intuito de homenagear a passagem dos 500 anos da Reforma Luterana (1517 – 2017).

A Reforma Luterana, também conhecida como Reforma Protestante, foi um movimento reformista cristão culminado no início do século 16 por Martinho Lutero (1483-1546), na Alemanha. No dia 31 de outubro de 2017, esse processo histórico completou 500 anos, sendo hoje um dos eventos fundadores da história moderna. A revolução social e política causada na Alemanha, e suas consequências difundiram-se no mundo através da arte, cultura, ciência, educação, mas principalmente, no processo de consciência individual.

Em outubro de 1517, o jovem monge, Martinho Lutero, teólogo e professor enviou ao seu bispo 95 teses sobre questões teológicas que desejava debater abertamente, em Wittenberg, Alemanha, criticando determinadas práticas abusivas promovidas pela ou em nome da Igreja. Lutero questionava, principalmente, o comércio de indulgências por membros do clero. O impacto das teses foi imediato, causando uma revolução religiosa, iniciada na Alemanha, que se estendeu pela Suíça, França, Países Baixos, Reino Unido, Escandinávia e algumas partes do Leste Europeu, principalmente os Países Bálticos e a Hungria. Abalou as estruturas do catolicismo, originou o protestantismo e contribuiu para o nascimento de outras religiões.

Durante a Sessão Especial, foram entregues duas placas homenageando as igrejas IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e IELB – Igreja Evangélica Luterana do Brasil.

Estiveram presentes na Sessão Especial, além de integrantes da Mesa Diretora e dos Vereadores desta Casa, o Excelentíssimo Prefeito Municipal Altair Francisco Copatti e sua esposa Sra. Rosangela, os Pastores Vilson, Waldomiro, Mariza, Emir, Eloi, Fabiane e Renato, diversos convidados, como a presidente da Mantenedora Setrem, Sra. Dalva Mirian Lenz, o Diretor Geral da Setrem, Sr. Sandro Ergang, secretários municipais, servidores da Casa, representantes das Igrejas de Boa Vista do Buricá, Sra. Marta Peicher Gunther e seu esposo Sr. Sigmar Günther, e a Sra. Nair Terezinha Neuhaus e seu esposo Sr. Ademir Neuhaus, representantes das Igrejas das Comunidades de Três Maio e a população em geral.

Na homenagem, o Pastor Sinodal Vilson, Pastora Mariza, Pastor Waldormiro e o Pastor Emir representando suas Igrejas, respectivamente, IECLB e IELB, contaram aos presentes um pouco mais da história da Reforma Luterana, sua repercussão e os grandes avanços obtidos, principalmente na educação.