APROVADA MOÇÃO DE APOIO À REPOSIÇÃO DAS PERDAS SALARIAIS DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO DO RS

• Autor é o vereador Alexandre Ott, da bancada do Partido dos Trabalhadores

Assunto: Administração  |   Publicado em: 03/08/2021 às 10:29   |   Imprimir

Reunidos no Plenário Municipal, durante a 21ª Sessão Ordinária do Legislativo, realizada na noite de ontem, 2 de agosto, os vereadores três-maienses aprovaram o Requerimento nº 006/2021, de autoria do vereador Alexandre Marcelo Ott, da bancada do PT, que solicita “Moção de apoio à reposição das perdas salariais dos trabalhadores e trabalhadoras da rede estadual de educação”.

Segundo o vereador Alexandre, a categoria dos trabalhadores em educação amarga um intenso processo de empobrecimento, sem qualquer reposição salarial desde novembro de 2014. “São quase sete anos de congelamento, agravados pela recente perda de direitos com a aprovação de mudanças nos planos de carreira, eliminação de vantagens, redução de adicionais e alterações na Previdência”, lamenta o vereador.

Alexandre também destaca que por mais de 60 meses, os profissionais da educação receberam salários atrasados e parcelados, desprovidos do direito de conhecer o dia do pagamento do próprio salário com o mínimo de antecedência. “Esta política inviabilizou a programação pessoal e financeira dos trabalhadores e empurrou a categoria ao endividamento”, ressalta o vereador.

O requerimento foi aprovado por unanimidade. Em seus pronunciamentos na Tribuna Livre, os vereadores enfatizaram que a educação deve ser tratada com dignidade e respeito, pois a categoria realiza uma atividade essencial e sua valorização salarial e profissional deve ser prioridade para o Rio Grande do Sul.

A Moção será encaminhada à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e ao Palácio Piratini, pleiteando pela reposição das perdas salariais acumuladas pelos trabalhadores da rede estadual de educação.

Já no EXPEDIENTE RECEBIDO DO PODER LEGISLATIVO, foram apresentadas duas indicações. A de número 017/2021, de autoria do vereador Ernani Weimer, da bancada do PT, solicita que o “Poder Executivo, estude a possibilidade de implantar projeto Jardins das Colmeias ‘SALVE AS ABELHAS, SEM ELAS, SEM ALIMENTO, SEM VIDA’, no município de Três de Maio”.

E a indicação número 018/2021, de autoria do vereador Paulo Pereira, da bancada do MDB, solicitando que o “Poder Executivo Municipal estude a possibilidade de implantar um controle de gastos relacionados ao consumo de combustíveis e manutenção da frota de veículos relacionando-se ao seu tempo de uso, com vistas a renová-la, caso se comprove a viabilidade financeira”.

PRIMEIRA DISCUSSÃO DO PPA FOI REALIZADA EM SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Às 18h30min, antecedendo a 21ª Sessão Ordinária, os vereadores se reuniram para a realização da 3ª Sessão Extraordinária, do ano de 2021. Na ocasião, ocorreu a primeira discussão do Projeto de Lei nº 15/2021, de Origem Executiva, que “Institui o Plano Plurianual – PPA para o quadriênio 2022-2025”. O referido projeto de Lei comtempla as diretrizes, metas e objetivos do governo Municipal de Três de Maio para o quadriênio que se inicia no próximo exercício.

Uma nova discussão do projeto está prevista para ocorrer nos próximos dias, antes de entrar em votação na Casa Legislativa, e será divulgada em breve.