EXECUTIVO E LEGISLATIVO SE REÚNEM EM CAFÉ DA MANHÃ NO DIA DO VEREADOR

• Iniciativa foi do prefeito Marcos Corso e do vice Josias Correa; encontro foi realizado no gabinete

Assunto: Administração  |   Publicado em: 01/10/2021 às 10:42   |   Imprimir

Hoje, 1º de outubro, é comemorado o Dia Nacional do Vereador, instituído pela Lei Federal nº 7.212, de 11 de julho de 1.984.
Para lembrar a data, o Poder Executivo, por meio do prefeito Marcos Corso e do vice Josias Correa oportunizou um café da manhã aos vereadores que compõem o Legislativo Municipal. Participaram, além de Corso e Josias, os secretários municipais de Gabinete, Pato Roberto e de Administração, Cleiton Felipe dos Santos, bem como os vereadores do Progressistas, Jonatan Jahn, Gilcéia Losekann, Carlos Alberto Baggio e Antonio de Oliveira (presidente da Casa Legislativa) e Eliane Fischer (PDT) e Alexandre Ott (PT).
O prefeito Corso saudou os presentes, parabenizando os vereadores pela data e destacando a importância do momento, para sentar, conversar e ouvir as demandas do Legislativo Municipal. Disse ainda que a forma de trabalhar, tanto do Executivo quanto do Legislativo deve ser transparente e aberta. Agradeceu o empenho dos vereadores no sentido de atender às demandas da comunidade e de apoiar as ações do governo municipal, buscando sempre o consenso, o diálogo e a tomada de decisões em conjunto, bem como respeitando a independência entre os Poderes.
O Chefe de Gabinete, Pato Roberto lembrou que a origem da palavra vereador vem de verea, ou vereda, que significa caminho, estrada secundária, de onde surgiu o verbo verear que pode ser comparado a administrar. “Mais que uma data é momento de refletir sobre o verdadeiro papel de vereador na sociedade, pois o vereador é o elo entre a comunidade, trabalhando sempre com responsabilidade social – que vai além da função de fazer as leis e fiscalizar os atos do Executivo – e estar em contato direto com a comunidade, ouvindo seus anseios”, disse Pato Roberto, comparando que na maioria das vezes, os vereadores ouvem mais críticas que elogios, mas que isso também faz parte do dia a dia de ser vereador.
O presidente do Legislativo, vereador Antonio de Oliveira cumprimentou a todos, agradecendo ao governo municipal pela iniciativa do Café da Manhã (já é o segundo que ocorre entre os Poderes) e frisou a forma de administrar com transparência e seriedade de Corso e Josias. “Nós vereadores, cada um tem sua forma de pensar; isso faz parte da democracia, mas o intuito de todos, com certeza é proporcionar o melhor para o Município de Três de Maio e auxiliar a administração municipal. Até pelo fato da ampla maioria ser vereadores novos, em primeira Legislatura, estamos aos poucos adquirindo experiência e agradecemos essa forma de dialogar entre o governo municipal e Legislativo. Assim como o Executivo, temos a preocupação, o empenho e o compromisso de construir e transformar um Três de Maio melhor”, concluiu.
Após as falas, foi servido o delicioso café e realizou-se um momento de confraternização entre os presentes.