IMAMA OCUPA A TRIBUNA LIVRE

• Durante o espaço, foi falado sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce

Assunto: Administração  |   Publicado em: 19/10/2021 às 08:30   |   Imprimir

Na noite desta segunda-feira, o Imama – Unidade Regional Três de Maio, fez o uso da Tribuna Livre, antecedendo a Sessão Ordinária do Legislativo Municipal.
A voluntária do Imama, Eliane Schardong representou as demais voluntárias e colaboradoras do Imama, destacando que o Instituto da Mama é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), fundada em 29 de julho de 1993, em Porto Alegre, e atuando em Três de Maio desde 27 de novembro de 2009.
O Imama de Três de Maio atende a diversos municípios da região, sendo a única unidade do interior do Estado. Segundo Eliane, a finalidade é sensibilizar a sociedade acerca dos cuidados com a saúde da mama, enfatizando a importância da detecção precoce para maiores chances de cura. Pois, se for diagnosticado e tratado precocemente, tem 95% de chance de cura.
De acordo com Eliane, nas palestras ministradas pelas voluntárias, sempre é utilizado o seguinte tripé: cuidar do que comemos; cuidar do que fazemos e cuidar do que pensamos.
Eliane que também é tesoureira do Imama agradeceu ao apoio dos Poderes Executivo e Legislativo, pelo apoio de sempre; bem como a toda a comunidade, empresas e entidades; e ao grupo de voluntárias que se engajam pela causa.
A voluntária alertou ainda, que é preciso unir forças e lutar para reduzir o número de mortes por câncer de mama no Brasil, pois diariamente, 50 pessoas morrem no país por causa dessa doença. “Diagnóstico de câncer não é o fim. Na maioria dos casos é o início de uma nova vida, uma versão de si mesma com mais segurança, mais amor e liberdade”, finalizou Eliane.
No próximo dia 29, às 9 horas, o Imama Três de Maio irá realizar um abraço “simbólico” no Hospital São Vicente de Paulo, fazendo parte da programação do Outubro Rosa.